Por que São Paulo. ... Número 1 em mercado consumidor: com 45 milhões de habitantes, São Paulo é o Estado mais populoso e rico do Brasil, concentrando o 4° maior mercado consumidor da América Latina, atrás somente do Brasil como um todo, do México e Colômbia.
A demanda de habitação gerada pelo crescimento vertiginoso da população era (e ainda é) enorme. Além dos imigrantes, a partir de 1930, principalmente, a cidade também recebeu grande número de trabalhadores vindos de outros estados brasileiros.
Com 45,5 milhões de habitantes, São Paulo é o estado mais populoso do Brasil. ... Em relação aos municípios, São Paulo também está na liderança do ranking, com 12,2 milhões de habitantes; seguido por Rio de Janeiro (6,7 milhões); Brasília e Salvador, com 3 milhões de pessoas cada um.
Segundo dados de estimativa populacional divulgados hoje (28) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as populações de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Salvador concentram 11,8% da população brasileira, que hoje chega a 210,1 milhões de pessoas.
Verificado por especialistas. A explicação para a concentração do povoamento nas faixas litorâneas do Brasil é de que o povoamento brasileiro feito pelo colonizador europeu começou no litoral, onde fundaram seus primeiros povoados. Inicialmente houve a exploração de pau- brasil e posteriomente a cana-de- açúcar.
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, pois há regiões densamente povoadas e outras com baixa densidade demográfica. ... A irregularidade na distribuição da população fica evidente quando alguns dados populacionais de regiões ou estados são analisados.
Devido a economia agroexportadora de produtos primários para Portugal e Europa, fator este que motivou a concentração da população junto ao litoral e suas proximidades, e explica esta característica atual da distribuição da população brasileira de se concentrar próximo ao litoral.
A população brasileira está irregularmente distribuída no território, isso fica evidente quando se compara algumas regiões ou estados, o Sudeste do país, por exemplo, apresenta uma densidade demográfica de 87 hab/km2, as regiões Nordeste, Sudeste e Sul reúnem juntas 88% da população, distribuída em 36% de todo o ...