O Quinze é o romance mais popular de Raquel de Queiroz, publicado em 1930. A obra se refere a terrível seca que assolou a região nordeste em 1915. O livro tem 26 capítulos e sua trama é dividida em dois planos: um conta a história do vaqueiro Chico Bento, casado com Cordulina, com quem tem cinco filhos.
Estão, entre os principais escritores da prosa na segunda fase do modernismo: * A- Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles, Augusto de Campos e Dalton Trevisan. B- Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego e Jorge Amado. ... E- Lúcio Cardoso, Roberto Drummond, Jorge Amado e Adélia Prado.
Na prosa, os destaque são: Graciliano Ramos, Rachel de Queiroz, José Lins do Rego, Jorge Amado, Érico Veríssimo e Dyonélio Machado. Esse grupo ficou conhecido como geração de 30....Autores da Segunda Fase do Modernismo no Brasil
A geração de 1930, segunda fase do modernismo brasileiro, compreende o período de 1930 a 1945. Foi influenciada, portanto, por um contexto histórico marcado por conflitos sociais e políticos, como a Revolução de 1930 e a Revolução Constitucionalista de 1932 (durante a Era Vargas), além da Segunda Guerra Mundial.
A primeira fase modernista também é marcada pelos manifestos nacionalistas: do Pau-Brasil, da Antropofagia, do Verde-Amarelismo e o da Escola da Anta. ... O principal objetivo era o de propor um nacionalismo puro, primitivo, sem qualquer tipo de influência.
Modernismo no Brasil: