EQST

Porque Recm Tem Acento?

Porque Recém tem acento?

Regra. Os prefixos oxítonos terminados em “em” que são acentuados sempre são ligados ao termo seguinte pelo hífen. ex: Além-mar, recém-nascido, aquém-fronteiras. ... OXÍTONA – Sílaba tônica é a última da palavra.

Porque Segunda-feira tem Hifen?

"Com a reforma ortográfica, como fica o uso do hífen em relação aos dias da semana: escreve-se segunda-feira ou segundafeira, uma vez que não se usa mais o hífen quando o primeiro elemento termina com vogal, e o segundo começa com consoante, exceto h?"

Porque o nome Segunda-feira?

Já o termo "feira" surgiu em português porque, na semana de Páscoa, todos os dias eram feriados, as férias, e o mercado funcionavam ao ar livre, as feiras. Preservando o domingo, dia do Senhor, como primeiro dia da semana, a igreja instituiu a secunda feira, a segunda-feira e assim sucessivamente.

Como se escreve segunda?

A forma correta de escrita da palavra é segunda-feira, com hífen. As palavras segunda feira, escritas de forma separada, sem hífen, estão erradas. Devemos utilizar o substantivo feminino segunda-feira sempre que quisermos referir o segundo dia da semana, que fica entre o domingo e a terça-feira.

Qual é o plural de Segunda-feira?

a) Use no texto, de preferência, a forma completa: segunda-feira, quarta-feira. Nos títulos, se necessário, recorra à abreviada: segunda, quarta. No plural, variam os dois elementos: segundas-feiras, terças-feiras, quartas-feiras, quintas-feiras, sextas-feiras.

É correto escrever todas as Segundas-feiras?

Tanto a forma singular (segunda-feira) como a forma plural (segundas-feiras), nesse contexto, têm o mesmo sentido: «todas as segundas-feiras», razão pela qual é facultativo o uso de uma ou de outra forma.

É certo falar às Terças-feiras?

Só haverá crase quando definirmos os dias da semana. Por exemplo: “O torneio vai da próxima segunda à sexta-feira.” Nesse caso, estamos definindo qual é a segunda-feira e qual é a sexta-feira. ... Então, não esqueça: “de segunda a quinta”, “de terça a sexta”, “de quarta a sábado”, “de segunda a domingo”…

Como usar crase para datas?

Na expressão A PARTIR no A no meio de uma data (de 12 a 15 de outubro, por exemplo), não há acento da crase, pelo fato de que o A da expressão A PARTIR é apenas preposição, ou seja, não existe ali o artigo também, que é condição básica para existir crase. A mesma explicação cabe para o exemplo “DE 12 A 15 DE SETEMBRO”.

Como escrever período de datas?

Na referência a períodos, utilize hífen: 1995-1998. No fecho de documentos, coloque ponto-final após a data: Florianópolis, 27 de março de 2008. O ano de publicação de atos normativos deve ser escrito com quatro algarismos, após a barra: Lei de Licitações/1993; Lei n. 8.

É correto usar crase entre horas?

Usamos a crase na indicação de horas, exceto se o artigo definido feminino (a/as) estiver precedido das preposições 'até', ' desde', 'após', 'entre' e 'para'. De acordo com a Gramática da Língua Portuguesa, devemos utilizar o acento grave (crase) como indicativo de horas.

Quando vai a com crase?

Quando usar a crase? Quando o complemento de um verbo que exija a preposição “a” for um substantivo feminino antecedido de artigo feminino “a”: Vamos à loja para comprar outros enfeites. Observe: Vamos a + a loja = Vamos à loja.

Em que casos ocorre a crase?

- Diante de palavras femininas: - Diante da palavra "moda", com o sentido de "à moda de" (mesmo que a expressão moda de fique subentendida): ... O jogador fez um gol à (moda de) Pelé.