Quanto a coleta de sangue através do cateter venoso central, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) não recomenda tal procedimento a nenhum dos profissionais, pelo risco de infecção de corrente sanguínea relacionada à cateter.
Coleta:
A coleta de hemoculturas em intervalos maiores de 1 a 2 horas entre as amostras pode ser recomendada para monitorar ou documentar bac- teriemia contínua em pacientes com suspeita de endocardite ou infecção endovascular associada a dispositivos invasivos (ex.: cateter vascular) (16).
- BacTime CFP-03 (pediátrico): Frascos plástico cilíndrico, com tampa de borracha, lacre de alumínio de cor amarela, sensor interno para detecção de CO2 e alterações de pH e polímero adsorvente, contendo meio líquido composto por peptona, extrato de levedura, BHI, vitamina B6, SPS, resinas iônicas, fator X, CO2 e O2, ...
A ordem correta, segundo a SBPC, é: Frascos para hemocultura. Tubos com citrato (tampa azul-claro). Tubos para soro com ativador de coágulo, com ou sem gel separador (tampa vermelha ou amarela).
Tubo para hematologia, com EDTA (tampa roxa); Tubo para glicemia, com fluoreto (tampa cinza).
Os tubos para coleta de sangue com as tampas em vermelho ou amarelo são para análises bioquímicas e sorológicas, pois contêm ativador de coágulo. A diferença entre as duas é que a vermelha possui gel e a amarela não.
Adicionar 2 gotas de soro de COOMBS (anti-IgG) no tubo em análise e centrifugar a 1500 RPM por 1 min; 16. Fazer a leitura, se houver ausência de aglutinação, classificar o fator RH como negativo, se aglutinar o fator RH será POSITIVO.
Como é feito O coagulograma deve ser feito com a pessoa em jejum de 2 a 4 horas e consiste na recolha de uma amostra de sangue que é encaminhada para análise, com exceção do Tempo de Sangramento (TS), que é feito na hora e consiste na observação do tempo que leva para o sangramento parar.
Se RNI ainda alto, dose adicional de VK1 (1 a 2 mg oral). lentamente), dependendo da urgência, administrar plasma fresco ou concentrado de protrombina. Considerar o uso de fator VIIa recombinante como alternativa ao concentrado de protrombina. Se necessário repetir VK1 a cada 12 hs.