EQST

O Que Significa Presença De Incisura Protodiastlica?

O que significa presença de incisura Protodiastlica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

O que significa presença de incisura Protodiastólica?

A persistência da incisura protodiastólica na artéria uterina representa um estado de alta resistência ao fluxo sanguíneo e parece ser mais útil do que as alterações nos valores dos índices doplervelocimétricos para identificar complicações gestacionais, como restrição do crescimento fetal e pré-eclâmpsia4,5.

O que é artéria uterina com incisura?

Incisura diastólica das artérias uterinas, no segundo e terceiro trimestres da gestação, está relacionada ao aumento da resistência vascular uteroplacentária. Nestes casos, observa-se maior incidência de proteinúria, hipertensão, RCIU e hipóxia fetal(4).

O que é ausência de incisura Protodiastólica?

Consideramos como normal a ausência bilateral da incisura, conforme definido na literatura2. O achado de incisura protodiastólica em ambas as artérias uterinas foi considerado como exame alterado.

O que é alteração nas artérias uterinas?

Entre os principais problemas causados pelo aumento da resistência das artérias uterinas estão a pré-eclâmpsia e a hipertensão gestacional. É muito comum que elas apareçam em mulheres que nunca tiveram um histórico de pressão alta e então passam a ser chamadas de DHEG, ou doença hipertensiva específica da gestação.

O que é resistência na artéria uterina?

3Durante a gestação pode ocorrer uma resistência ao fluxo de sangue nas artérias uterinas, o que pode levar a mulher a desenvolver problemas mais graves. 4A pré-eclâmpsia e a hipertensão gestacional são os principais problemas causados pela resistência nas artérias uterinas.

O que quer dizer ausência de sinais de centralização fetal?

Na ausência da inversão do fluxo umbilical/cerebral (maior que um), também foi considerado como centralização fetal a alteração isolada das artérias umbilicais, quando o índice de resistência se encontrava acima do percentil 95 para a idade gestacional10,19.