Para fazer seu potinho, separe um vidrinho com tampa, papéis coloridos e fitinhas. Escreva, ou imprima e corte, as mensagens que você quer que a pessoa leia e enrole ou dobre com cuidado, depois deposite dentro do recipiente e o feche, enfeitando com as fitas.
Distribua um potinho e pequenos papéis coloridos para cada grupo ou departamento. Explique aos colaboradores que eles deverão escrever diariamente um motivo pelo qual se sentem gratos e depositar o bilhete dentro do pote. Combine o período da brincadeira (pode ser uma semana ou um mês, por exemplo).
Diário de gratidão Escolha uma hora do dia quando você tem alguns minutos para refletir sobre sua vida e escreva suas bênçãos diárias. Motivos pelos os quais você pode se sentir realmente grato. Pode ser a primeira coisa a fazer na parte da manhã, pode ser no horário do almoço ou antes de se deitar anoite para dormir.
Verbalizar o sentimento de gratidão Se ajudar, você também pode verbalizar seus sentimentos: “Eu sou feliz e grato pelo meu novo trabalho maravilhoso agora, eu amo as pessoas com quem trabalho, e a empresa na qual trabalho e eu amo ganhar um salário generoso!”
Para criar o seu Caderno da Gratidão, não há segredo: Compre um caderno simples com uma capa bem bonita (um que você olhe, e se sinta bem). Caso prefira, pode comprar um caderno com capa simples para decorá-lo depois. O importante é a sensação que terá ao manuseá-lo, em seu dia a dia.
Tornar-se verdadeiramente grato passa por 3 pilares: perceber, lembrar e declarar/retribuir. Esses são os estágios para que alcancemos a gratidão em sua plenitude, ligando-nos à felicidade, que é o sentimento predominante do agradecido.
“Re-clamar significa clamar ao Universo que mande mais daquilo que você está odiando”, atraindo para o seu destino. Com isso, sugiro que você faça um autodesafio: pare de reclamar por 5 minutos. Quando sentir vontade, respire fundo e faça o contrário: agradeça por aquilo, seja o que for.
Enumere suas Bençãos:
Quando se é grato por tudo o que possui, a felicidade se torna um estado permanente e deixa de estar sempre condicionada a um futuro que parece nunca chegar. 12 – “Temos que encontrar tempo para parar e agradecer a todas as pessoas que fazem a diferença em nossas vidas.” – John F. Kennedy.
Ser agradecido transforma a alma, renova as energias e abre portas. Além de tudo, nossas atitudes revelam muito sobre quem somos e mostra o que temos em nossos corações. Identifica nossa luta e nossa força em meio as tempestades.
Como obter um coração grato
Aprender a ser grato para aproveitar a vida
Em nossas orações devemos agradecer a Deus pela vida, pelo cuidado que Ele tem por nós, pelos desafios que passamos dia após dia, pois cooperam para o nosso bem; devemos ser gratos pela igreja local, pela família, devemos, acima de tudo, ser gratos pela obra da redenção.
Sim, a gratidão é a memória do coração Agradecer é retribuir o que nos foi oferecido de bom, mesmo que mentalmente. Contudo, quanto mais materializarmos a nossa gratidão, maior será o nosso próprio nível de felicidade. Foi o que comprovou um teste realizado, recentemente, por psicólogos americanos.