Sim. O consumo de café por aumentar a frequência cardíaca por estímulo do sistema nervoso simpático, aumentando os níveis de adrenalina.
A ingestão exagerada de café pode causar muitas dores de estômago e azia, principalmente se ingerido em jejum. Então cuidado com o consumo exagerado.
Os pesquisadores descobriram que as pessoas que bebem quatro ou mais xícaras de café por dia podem reduzir suas chances de desenvolver o Diabetes Tipo 2 em 50 por cento. Além disso, o risco cai mais 7 por cento a cada xícara adicional ingerida. Beber café pode manter o seu cérebro saudável por mais tempo.
Embora haja alguns benefícios comprovados pela ciência, a bebida quando consumida sem moderação pode ser prejudicial à saúde....Além desses efeitos, pessoas que bebem café em excesso também podem apresentar:
Após a ingestão do energético podem ocorrer efeitos que vão de 10 minutos a 1 dia, mas entre 5 e 6 horas ela reduz pela metade no organismo. 10 minutos: a cafeína entra na corrente sanguínea. 15 a 45 minutos: a cafeína alcança o pico na corrente sanguínea. 30 a 50 minutos: a cafeína foi absorvida por completo.
O pico de ação ocorre em 1 hora e dura cerca de 3 a 6 horas após a ingestão. Dose recomendada: Em estudos realizados em indivíduos treinados preconizam que doses de 3 a 6 mg/kg de peso podem melhorar significativamente o desempenho esportivo.