Para o feijão comum, a maior parte dos estudos indica um tempo de 8 a 12 horas de remolho, com uma troca de água, antes do cozimento. Esqueceu de deixar o feijão de molho? Nesse caso, faça o remolho do feijão em água quente por pelo menos uma hora.
Deixar o feijão de molho por 12 horas Ao deixar o feijão de molho por 12 horas e cozinhá-lo com esta mesmo água faz com que o feijão não cause gases, sendo uma estratégia muito fácil de ser adotada para preparar pratos que precisam do grão de feijão, como a feijoada, por exemplo.
12 horas
Além de neutralizar o ácido fítico, deixar os grãos de molho também ajuda a “quebrar” parcialmente outras proteínas de difícil digestão e reduz o tempo de cozimento. Uma dica importante é usar uma colher de sopa de vinagre ou limão para cada medida de água, isso facilita a “quebra” do ácido fítico.
Coloque 1 colher de sopa de vinagre e 1 colher de chá de bicarbonato de sódio. Depois misture e cubra a tigela com um prato e deixe de molho (mínimo 6h e máximo 12h), se possível trocando a água uma vez no período.
O segredo que pode acabar com os gases é deixar o feijão, e outras leguminosas (como ervilha, lentilha, grão de bico, etc), de molho durante a noite ou trocando a água a cada 3 horas. Troque a água também antes de cozinhá-lo bem.
O feijão carioca é o mais popular no Brasil e o preferido de muita gente. 100g de feijão carioca fornecem, em média 76kcal. Apesar de ser mais calórico que o feijão branco, o feijão carioca compensa pelo seu poder nutricional: ele é uma excelente fonte de ferro, cálcio e potássio.
Rico em proteínas, fibras e ferro, o feijão-branco possui ainda grandes quantidades de potássio, nutriente que ajuda a combater a hipertensão - uma xícara dele já corresponde a 25% de sua necessidade diária.
Como se não bastasse, o feijão também é pouco calórico (tem cerca de 50 calorias numa concha média), mas algumas combinações podem deixar esse prato do dia a dia gordo e nada saudável.
Alimentos com proteína vegetal
O feijão preto é rico em ferro, que é o nutriente necessário para combater a anemia ferropriva, mas para melhorar a absorção do ferro que está nele é importante acompanhar a refeição, que tem feijão preto, com suco de frutas cítricas, como suco de laranja natural, ou comer frutas como morango, kiwi ou mamão, como ...
No caso do feijão, os vegetais adicionados ao cozimento também são bem-vindos, como couve, cenoura, abobrinha, brócolis e vagem, por exemplo. Uma ou duas colheres de farinha de linhaça ou aveia também ajudam a engrossar o caldo e auxiliam no controle da glicemia e do colesterol.
A marca Pantera foi considerada a melhor do levantamento, por apresentar melhores aroma e sabor, mas o feijão Ferreira foi indicado como a "escolha certa", por ter se saído muito bem na análise e custar menos do que o Pantera.
Como escolher o feijão preto? Confira nossas dicas de compra!
Cheque o estado dos grãos Antes de colocar o produto no carrinho, veja se não têm muitos grãos quebrados, com buraquinhos, o que pode indicar a presença de algum inseto, ou com coloração alterada, especialmente para o verde, o que pode ser sinal de que o alimento está embolorado.