Transtornos de conduta e desordem alimentar em gatos: o diazepam pode ser administrado em dose de 0,05 -0,4 mg/kg por via EV ou IM como orexígeno em felinos debilitados e anoréxicos e para o tratamento de problemas de comportamento, tais como pulverização de urina ou agressividade.
Frasco plástico contendo 20 mL. Uso oral. Drasil deverá ser administrado por via oral. A dosagem da metoclopramida em cães e gatos é de 0,2 a 0,4 mg/kg de peso corporal, ou seja, 1 a 2 gotas de Drasil para cada kg de peso, a cada 8 horas.
Neste caso o veterinário recomenda chás de erva-cidreira ou hortelã. “Um sedativo de uso veterinário que é bastante usado é a acitromazina, que normalmente é aplicada em 60 gotas para cães de grande porte e 15 gotas para cachorros pequenos. Ele deixa o cão num estado de sonolência que facilita a viagem”, conta Camargo.
Simule situações com caixa de transporte Sempre que possível, coloque seu gato na caixa de transporte e o leve até seu carro. Fique com ele lá por alguns minutos, sem sequer dar partida. “Converse” com ele em tom carinhoso, enquanto o afaga dentro da caixa e, caso ele aceite comer, ofereça petiscos neste momento.
Tente fazer seu gato arisco se aproximar de você com petiscos e brinquedinhos seguros para diversão deles. Se ele já está com você há algum tempo, já sabe qual sua diversão preferida. É um rolo de barbante? Então tente balançá-lo até que a desconfiança suma.
Não fique atrás ou insista, disponha de água fresca e comida, isso com um pouco de tempo e persistência pode calmá-lo e aproximá-lo de você. Quando o gato está estressado, assustado ou arisco, ficar tentando pegá-lo ou querer passar a mão nele, pode piorar a situação. Não force a barra, tenha calma!
Comece a fazer amizade com o gato.
Passos
Dicas para ganhar a confiança de um gato de rua
Os gatos de rua em um ambiente rural caçam qualquer presa a que tenham acesso, como pequenos pássaros, ratos e até lagartos e lagartixas.
A nossa dica é: coloque um potinho com ração ou patê no fundo da caixa de transporte como um incentivo para que ele entre. Pode ser que não funcione logo de primeira, mas aos poucos você vai conquistando a confiança do seu gato e mostrando que a caixa é um lugar seguro.
Dicas para levar seu gato ao veterinário
FAÇA UMA CAIXA DE TRANSPORTE COM AQUELA BOLSA FORA DE USO
A caixa de transporte Panther Pop está disponível 4 tamanhos. Mas para gatos, em geral, os tamanhos 1 e 2 atendem bem. O tamanho 1 comporta animais de até 5kg (que é mais que a média de peso da maioria dos bichanos). Já o tamanho 2 comporta os gatos de porte maior, suportando até 10kg.
Para esses, recomenda-se o cinto canino. “Mas, se for um animal muito grande, use uma grade divisória entre o motorista e o cachorro, deixando-o no banco de trás e com o cinto de segurança”, afirma Cyntia. Outros animais, como gatos, devem ser levados em caixas.
BASE DE MEDIDAS PADRÃO
O ideal, portanto, é medir o cão do focinho ao rabo, acrescentando mais um palmo. Já a largura da caixa de transporte deve ser de, no mínimo, duas vezes a medida das costas do animal. Esse tamanho deve ser o suficiente para que o cachorro consiga dar a volta em torno de si mesmo.
Qual é a melhor caixa de transporte para cães?
Usar um cobertor ou brinquedo que tenha um cheiro conhecido vai incentivar seu cão a entrar. Durante este processo, mantenha a porta da gaiola aberta de forma segura, para que não bata e assuste o cachorro. Deixe a porta do canil aberta por alguns dias para ajudá-lo a se acostumar.
Os animais somente podem ser transportados no banco de trás dos carros. Nunca os coloque na frente, pois, assim, você corre o risco de ser multado. Se determinado modelo de carro possui três cintos de segurança, esse é o limite de animais que você pode transportar sem arriscar a segurança de ninguém.