crossorigin="anonymous">
A Organização Mundial da Saúde (OMS) também recomenda o tratamento com a associação de doxiciclina e rifampicina desde 1986 (OMS, 1986). Como segunda opção terapêutica, a OMS considera a utilização da associação sulfametoxazol + trimetoprima e de fluoroquinolonas (OMS, 2006).
Listamos agora algumas das principais combinações perigosas, que podem ser entre dois medicamentos ou entre um medicamento e outra substância (alimento, bebida).
O melhor horário para tomar a pílula é trinta minutos depois de uma refeição completa como o jantar ou antes de dormir. Você pode ter um pouco de náusea no primeiro mês, mas ela geralmente vai embora com o tempo.
2) Tomar de estômago vazio Alguns medicamentos podem ser agressivos para o estômago se ele estiver vazio. “Se você vai tomar antibiótico ou anti-inflamatório, é importante estar alimentado para proteger o órgão.” Os remédios devem ser engolidos com água. Beber leite ou refrigerante junto pode prejudicar o efeito.
Embora o assunto nem sempre esteja esclarecido nas bulas, ele merece atenção. No geral, a interferência ocorre na absorção do remédio ou na potencialização de seu efeito. Engolir um comprimido de barriga cheia, por exemplo, muitas vezes não é recomendado.
Como o pH do estômago afeta os remédios Neste caso, pode ser recomendado optar por tomar o medicamento após uma refeição com alimentos ácidos, como ovo, queijo ou peixe.