crossorigin="anonymous">
As artérias são vasos que garantem o transporte do sangue do coração para os tecidos e órgãos do corpo. Diferentemente do que muitos pensam, as artérias não garantem o transporte exclusivo de sangue arterial (sangue rico em gás oxigênio e pobre em gás carbônico).
Assim, as artérias funcionam com pressão bem mais elevadas que as veias, e por isso têm paredes mais grossas que as veias, e apresentam pulsação. Já as veias têm paredes mais finas, têm aspecto azulado e não apresentam pulsação (certo cantor que me perdoe, mas “no pulsar das minhas veias,” não existe!).
As artérias elásticas, de maior diâmetro, como a aorta e as artérias pulmonares, têm uma grande capacidade para se expandirem em cada batimento, quando o coração tem uma grande quantidade de sangue no seu interior, para de imediato regressar ao seu diâmetro original à medida que impulsionam a corrente sanguínea até à ...
Nessa cardiopatia congênita, a pressão sistólica pulmonar corresponde à diferença entre a pressão sistólica arterial do paciente e o gradiente de pressão interventricular ao Doppler contínuo.
A hipertensão pulmonar é uma condição em que a pressão arterial é anormalmente alta nas artérias dos pulmões. Esse problema, além disso, costuma sobrecarregar o lado direito do coração, podendo levar a complicações mais graves de saúde.