Ruby é uma linguagem de script, open source e multiplataforma. Portanto, pode ser utilizada em diversos ambientes, como Windows, Linus, Unix, macOS, entre outros. Ela necessita de um interpretador para ser executada. Isso significa que há um programa responsável por traduzir as instruções para a linguagem de máquina.
Ruby on Rails é um framework livre que promete aumentar velocidade e facilidade no desenvolvimento de sites orientados a banco de dados (database-driven web sites), uma vez que é possível criar aplicações com base em estruturas pré-definidas.
Se você está instalando o Ruby para usar o Ruby on Rails, você pode usar os seguintes instaladores: RailsInstaller, que usa o RubyInstaller, mas te dá ferramentas adicionais que ajudam no desenvolvimento com Rails. Suporta o OS X e o Windows.
As aplicações criadas com Ruby on Rails seguem o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller). Ou seja, o MVC funciona da seguinte forma: Ao receber uma requisição, o Controller solicita ao Model as informações necessárias, que as obtém e retorna ao Controller.
Para instalar o Rails, utilize o comando gem install junto com o sinalizador -v para especificar a versão. Neste tutorial, vamos usar a versão 5.
Ruby é a linguagem de programação; Ruby on Rails é o framework. O framework Ruby on Rails é basicamente uma coleção de bibliotecas escritas em Ruby. Estas bibliotecas permitem construir aplicações web de forma muito rápida.
Programa, codifica e testa sistemas em Ruby on Rails. Executa a manutenção dos sistemas, fazendo eventuais correções necessárias, visando atender às necessidades dos usuários. Desenvolve trabalhos de montagem, depuração e testes de programas, executando serviços de manutenção nos programas já desenvolvidos.
Para executar seu arquivo ruby como script:
O Ruby on Rails promove a oportunidade de revisão de código, que permite que os desenvolvedores adicione ferramentas ao seu código existente. O framework tem convenções de código estabilizadas, que faz com que novos desenvolvedores possam se juntar a projetos que já acumularam muito trabalho.