Entre os exames que fazem o diagnóstico de insuficiência renal aguda estão:
Rim atrofiado significa rim contraído, com perda do parênquima e de sua capacidade funcional. Se for unilateral, pode haver uma compensação pelo rim remanescente, mantendo a função renal adequada.
Resposta. Resposta: Pois para o sangue chegar até os néfrons é preciso passar pelos rins, por isso elas se ramificam!
Define-se assimetria renal pela diferença superior a 1,5 cm entre as medidas longitudinais dos rins. Todos os pacientes diagnosticados devem ser investigados, sob risco de possível deterioração da função renal em virtude da própria assimetria ou condição subjacente.
O rim direito normalmente situa-se ligeiramente abaixo do rim esquerdo devido ao grande tamanho do lobo direito do fígado. Na margem medial, côncava, de cada rim, encontra-se uma fenda vertical – o HILO RENAL – onde a artéria renal entra, e a veia e a pelve renal deixam o seio renal.
(Chronic Kidney Failure; Chronic Renal Failure) A doença renal crônica é uma diminuição lenta e progressiva (durante meses ou anos) da capacidade dos rins de filtrar os resíduos metabólicos do sangue. As causas principais são diabetes e pressão arterial alta.