O Desfragmentador de Disco é uma ferramenta presente nos sistemas operacionais Microsoft Windows XP, Vista, 7, 8.
A desfragmentação de disco é uma tarefa imprescindível para manter o computador ágil, principalmente no caso de servidores. A fragmentação ocorre quando arquivos do disco rígido são constantemente modificados, fazendo com que eles sejam armazenados "em pedaços" (fragmentos).
O Smart Defrag é um desfragmentador de discos para Windows que permite agendar um horário específico para ser executado. Com ele é possível literalmente reorganizar os arquivos alocados no HD para garantir um melhor aproveitamento dos recursos técnicos da máquina.
A otimização reorganiza os fragmentos dos arquivos que estão espalhados em clusters adjacentes ou contíguos. Isso permite que os arquivos sejam lidos na memória mais rapidamente. A otimização também consolida o espaço livre para evitar a fragmentação de arquivos recentemente adicionados.
Ao ativar a compactação de disco, você economiza espaço no disco rígido, mas o benefício não é sem custo. A compactação usa energia de processamento (CPU). Toda vez que você acessa um arquivo, ele deve ser lido e descompactado para ser trabalhado. Todo arquivo que você salvar ou editar também precisará ser compactado.
Para desfragmentar o disco do computador, acompanhe a lista com cinco programas selecionados:
Imagem de disco consiste em um arquivo único contendo toda a estrutura e conteúdo de uma unidade de armazenamento digital de dados, seja um HD, CD, DVD, SSD ou outra. ...
Para abrir um ISO, tudo o que você precisa fazer é clicar nele com o botão direito do mouse e escolher a alternativa “Mount”. Feito isso, é exibida uma nova unidade no computador para a mídia virtual aberta. Então, basta manipular o conteúdo, exatamente como se você tivesse inserido um CD ou DVD no drive.
Ao clonar uma unidade, você cria uma cópia exata dela em outra unidade, para que as duas se tornem idênticas. A imagem, por outro lado, copia todas as informações armazenadas na unidade em um único arquivo compactado, mas ainda relativamente grande. Cada um deles também é adequado para uma finalidade diferente.
Clonagem do HD consiste em criar em outro disco uma cópia idêntica do disco clonado. Se clonar o HD de uma máquina e colocá-lo em outra diferente terá problemas da mesma forma. ... Por exemplo você pode clonar, criar uma cópia idêntica do HD em outro com no mínimo o mesmo espaço que o atual.
Vantagens e desvantagens A unidade original precisa estar operacional, não pode estar com o sistema corrompido. Dependendo do defeito no disco original, pode ser impossível a clonagem. Não há clonagem diferencial ou incremental. Apenas um clone pode ser armazenado ao mesmo tempo em uma unidade.
Uma imagem do sistema inclui o sistema operacional, todos os programas instalados, todas as configurações e também todos os arquivos do usuário. Ou seja, no caso de um desastre qualquer, de uma falha no HD, de um problema no sistema operacional, tudo pode ser restaurado.
Uma imagem do sistema é uma cópia de todos os dados em uma unidade. ... Todos os programas, configurações do sistema e arquivos atuais serão substituídos pelos conteúdos da imagem do sistema. observação: Se quiser proteger apenas os arquivos os seus arquivos importantes, use a ferramenta Backup do Windows.
O backup de imagem do sistema, por outro lado, permite que você crie uma cópia exata de tudo o que está presente na unidade do Windows no momento da criação do backup. Assim, é capaz de fazer backup de todos os arquivos e programas que você instalou no disco rígido local e restaurá-los quando precisar deles.