Tudo isso porque as propriedades da macela incluem sua ação antiviral, antiespasmódica, anti-séptica, anti-inflamatória, calmante, antialérgica, adstringente, relaxante, tônica, digestiva e expectorante.
As duas expressões estão corretas. O nome mais usado em todo o Brasil é macela, mas o termo empregado regionalmente no Rio Grande do Sul também aparece nos dicionários como sinônimo da primeira expressão.
Não existe contraindicação ao ingerir o chá de camomila na vigência de anti-hipertensivos como a losartana. Pode ficar tranquila.
A Macela é muito parecida com a Camomila vulgar (Matricaria chamomila), embora esta não seja conhecida nos Açores. A Camomila tem um cheiro mais suave e a flor é um pouco diferente (Soares M., 2004).
A camomila é muito utilizada como planta medicinal em todo o mundo. ... Popularmente ela é chamada também de camomila-alemã, macela-nobre, maçanilha, matricária, camomila-da-alemanha, camomila-legítima, entre outras denominações.
1. Tem ação calmante. Muitas pessoas consomem o chá de Marcela por ter ação calmante, inclusive, ajudam no combate do estresse e da ansiedade. Por isso, uma boa opção para relaxar um pouco mais no seu dia a dia é beber o chá com frequência.
A erva cidreira possui ação benéfica em casos de gases, problemas estomacais e tem um efeito calmante que melhora casos de insônia, ansiedade, depressão e ajuda na redução do estresse. Além disso, a planta também melhora os casos das cólicas.
Capim-Cidreira e seus Benefícios
Adicionar as folhas de erva-cidreira na água fervente, tampar e deixar repousar por alguns minutos. A seguir, coar e beber de 3 a 4 xícaras deste chá por dia. Veja outra opção de chá de erva-cidreira para aliviar os sintomas da ansiedade.
Modo de fazer
Para preparar o chá de capim-santo, coloque de quatro a seis folhas cortadas da planta dentro de uma xícara de chá. Em seguida, adicione água fervendo, tampe a xícara e espere cerca de dez minutos. Por fim, coe e beba de duas a três xícaras de chá de capim-santo por dia.
– Decocção: Colocar a erva junto com a água fria e aquecer até ferver, deixando ferver durante 30 segundos e deixar em repouso de 20 a 30 minutos. É o método mais recomendado para partes duras como cascas grossas, ramos e frutos. As raízes devem ser deixadas em repouso, depois da decocção por pelo menos 12 horas.
A recomendação das nutricionistas é misturar um limão verde espremido, 500ml de água quente e cerca de meia xícara da erva de capim-santo. Deixe em infusão por pelo menos 20 minutos. Depois pode consumir ao longo do dia, quente ou gelado. Claro que tomar o chá e consumir fritura é totalmente contrário à perda de peso.
Temperaturas ideais vão de 17°C a 28°C e alta umidade é sempre bem-vinda. Na hora de comprar, dê preferência para ramos que não estejam secos nem rachados. Armazene o capim-limão na geladeira dentro de um plástico bem selado por até três semanas.
Depois que o gelo se formar, você pode guardar num saco plástico bem fechado. O cubo de erva vai direto para a panela quente. Debulhe e congele as folhas inteiras em sacos plásticos (precisa tirar bem o ar na hora de fechar). ... Outro jeito é picar e congelar na forma de gelo com azeite.
A primeira coisa que você precisa fazer é lavar adequadamente as folhas do capim-santo com água em abundância. Cuidado para não esfregar as folhas do martelo com força, pois sua textura é muito áspera e pode causar danos aos dedos.
Faça um corte no sentido do comprimento suficiente para chegar ao meio do diâmetro. Vá descamando as folhas até chegar a um miolo macio que possa ser quebrado ao dobrá-lo. Fatie bem fininho e use em seguida ou coloque para secar caso queira guardar.
Encha a tigela com água gelada; Escorra a água novamente; Coloque a couve em um pote que pode ser levado ao congelador; Congele.
Praticamente todas as hortaliças podem ser congeladas. Alguns exemplos são brócolis, cenoura, beterraba, pimentão, berinjela, abóbora, ervilha, vagem e couve-flor. Exceções são vegetais folhosos consumidos crus, como alface, rúcula e agrião, que não toleram congelamento.
Mito - As folhas podem ser congeladas sim. As de temperos como a salsinha podem ir direto ao freezer. Já a couve e manjericão, por exemplo, devem ser lavadas e escaldadas antes do congelamento. Mito - Os alimentos devem ser descongelados em geladeira um dia antes do preparo.