Um luthier de cordas, além de trabalhar no conserto de instrumentos, pode também fazer upgrades (troca de captadores e ferragens) e até construir uma guitarra do zero. O preço normalmente cobrado para conserto de guitarra varia entre R$ 70 e R$ 200.
Para ajustar a altura, use a chave Allen que geralmente os fabricantes mandam junto com a guitarra. Para acertar as oitavas, use a chave Philips. Inicie afinando a corda solta e imediatamente aperte a mesma corda na 12ª casa. Verifique com o auxílio do afinador se a nota continua a mesma.
Ajuste do Tirante A altura padrão é 0.
Passos
Tenha em mãos um bom afinador, uma chave allen adequada ao parafuso do carrinho e uma chave Philips. O segundo passo é afinar todas as cordas do instrumento. Inicie a afinação sempre pela corda mais grave, pois ela exerce maior tração no braço da guitarra do que as agudas.
O seu ajuste para a fixação da corda é feito através de um parafuso inserido na parte posterior do saddle. 3 – Parafusos de Entonação (ajuste de oitavas): É o parafuso que fixa o saddle na ponte e também é por ele que regulamos a entonação (oitavas) da guitarra.
Oitavas – Para fazer o ajuste das oitavas, você deve usar um bom afinador (de preferência um da SANTO ANGELO). Toque a corda solta e depois pressionando a 12ª casa, ambas devem bater exatamente a mesma nota no afinador.
Tire uma, e coloque outro nova, e assim por diante. Você tem que levar em conta que a ou mexer na altura da ponte isso implicara - ra em mexer em mais coisas, muitas vezes depois que você abaixa a ponte da guitarra ela começa a trastejar. Em modelos LP podem-se tirar todas as cordas sim de uma só vez!
As pontes tipo Tune-o-Matic são mais fácies de regular, porque temos apenas os dois parafusos para a altura da ponte de cada lado e não individualmente como nos modelos Stratocaster. Entretanto, para acertamos as oitavas, devemos ajustar um parafuso por corda.
Para que a guitarra fique mais macia, somente uma boa regulagem, que faça com que a ação fique bem baixa e a tensão diminua de forma significativa. Usar cordas mais leves do que as atuais pode ser a única saída.
é o mesmo esquema das pontes tune-o-matic. Só rodar os parafusos das extremidades. Só cuidado quando rodar o parafuso pra não mover a ponte, porque ela é solta. E se mover a ponte, a regulagem vai pro saco, principalmente as oitavas.
Puxe a alavanca pra trás de modo que a ponte encoste no corpo da guitarra. Aperte os dois parafusos da extremidade (primeiro e o último) até que a cabeça deles encoste na ponte. Se apertar muito mais vai limitar o movimento dela. Depois pode deixar os outros 4 parafusos internos um pouco mais levantados.
Com o instrumento desafinado gire o tensor em direção à corda mais grave para tornar o braço mais convexo ou em direção à corda mais fina para torná-lo mais côncavo. Às vezes é necessário tirar alguma corda do nut para conseguir girar a chave. Deixe o braço o mais reto possível.
Se sim, é sinal que o braço está um pouco empenado. Caso você não tenha entendido o que eu quis dizer no último parágrafo, é mais fácil pressionar a mizona na primeira e na última casa e verificar se a corda está bem próxima do 12º traste. Se não estiver, é empenamento.
A ação geralmente é medida na 12ª casa, do topo do traste até a parte inferior da corda. As medidas variam de 1mm até 6mm (considerando que o instrumento esteja em perfeitas condições).
Olha, pra saber a Tensão das cordas, acho que você tem que ir a um Luthier, mas ele pode cobrar algo e também pode se enganar. O melhor a fazer é procurar o site da marca do seu Violão e ir na aba "Contato", "Assistência" ou "Fale Conosco" (depende do site) e eviar um e-mail perguntando qual o calibre das cordas.
Falando sobre o calibre das cordas Se pegarmos agora um pacote de cordas para violão (encordoamento), é possível ver uma numeração como 009, ou 010 ou ainda 011. Esses números servem para indicar o calibre das cordas, ou seja, o quão grossas ou finas elas são.
Tom: Cordas mais pesadas tendem a enfatizar os tons mais graves do violão, enquanto as cordas mais claras são mais agudas e doces. Estilo de tocar: Você é toca com os dedos, ou prefere palhetadas? Normalmente, as cordas de diâmetro mais leves são mais fáceis na ponta dos dedos.
Quais são os materiais usados?
cordas de nylon
Cordas de Nylon São cordas mais macias, para músicas mais suaves e que não criam calos nas mãos como as cordas de aço, sendo ideais para iniciantes. Esse tipo de corda é mais sensível, podendo desafinar e arrebentar muito fácil.
As melhores cordas para violão disponíveis atualmente
Top 5 Melhores Violões em 2018
D'ddario 0.
Roundwound