crossorigin="anonymous">
Apesar de ser altamente maléfica aos seres vivos, em determinadas doses, a radiação é utilizada para o tratamento de doenças, realização de diagnósticos, datação de fósseis e artefatos entre outros.
Os raios gama, também chamados de radiação gama, são um tipo de radiação eletromagnética de alta frequência, que tem alto poder de penetração na matéria e é nocivo à saúde. A radiação gama é produzida, na maioria dos casos, pelo decaimento radioativo de núcleos atômicos instáveis.
A história da radiação teve início com as descobertas do físico alemão Wilhelm K. Röntgen, em 1895, a respeito dos raios X. Esse feito possibilitou que outros cientistas fizessem outras pesquisas sobre radiações. ... Tais descobertas renderam aos três o Prêmio Nobel de Física, em 1903.
Ela pode se manifestar nas formas de ondas eletromagnéticas, ou partículas que se propagam pelo espaço. As radiações eletromagnéticas mais conhecidas são: luz, micro-ondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. ... Até nosso corpo emite radiação. Um adulto possui, em média, 160 miligramas de Potássio 40.
O radiodiagnóstico consiste num conjunto de técnicas de exploração e diagnóstico médico baseadas na utilização de radiações ionizantes, sendo as mais comuns aquelas que utilizam os raios X na exploração direta (radioscopia) ou na impressão de emulsões fotográficas (radiografia).
Conheça as oito modalidades para auxiliar diagnósticos:
A radiografia é exame de imagem que utiliza raios X. Durante o procedimento, um feixe heterogêneo de raios X é produzido por um gerador e projetado sobre um objeto (a parte do corpo a ser examinada). A densidade e a composição de cada área determinam a quantidade de raios X absorvida.