EPC para eletricistas: Quais são?
Alta Tensão (AT): tensão superior a 1000 volts em corrente alternada ou 1500 volts em corrente contínua, entre fases ou entre fase e terra.
A NR-10 é uma norma regulamentadora que cuida da proteção dos trabalhadores que lidam com energia elétrica em suas atividades laborais. Esta norma tem como objetivo a prevenção de acidentes e a preservação da vida, da integridade e da segurança.
Quais são os possíveis acidentes?
As quedas constituem uma das principais causas de acidentes no setor elétrico, ocorrem emconsequência de choques elétricos, de utilização inadequada de equipamentos de elevação(escadas, cestas, plataformas), falta ou uso inadequado de EPI, falta de treinamento dostrabalhadores, falta de delimitação e de sinalização do ...
Quais os acidentes mais comuns com eletricistas?
Segundo a NR10, Zona de Risco é “o entorno de parte condutora energizada, não segregada, acessível inclusive acidentalmente, de dimensões estabelecidas de acordo com o nível de tensão, cuja aproximação só é permitida a profissionais autorizados e com a adoção de técnicas e instrumentos apropriados de trabalho”.
Podemos dizer que a zona de trabalho é a área de extensão das mãos do trabalhador, sem precisar executar movimentos no corpo, e é de muita importância demarcar essa zona de trabalho. Dentro da chamada zona de trabalho, existem três divisões que classificam cada uma das partes da área de movimentação do trabalhador.
Área classificada é um local sujeito a probabilidade de formação de atmosfera explosiva, justamente por conter substâncias consideradas como “explosivas”, como gases/líquidos inflamáveis e poeiras/fibras combustíveis.
Entenda o que é a classificação de área explosiva
Mas, antes, é preciso saber o que significa área classificada? É o local no qual uma atmosfera explosiva está ou pode estar presente, quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos apropriados.
A ABNT NBR IEC 60079-0 de 2013 define área classificada como: “Área na qual uma atmosfera explosiva está presente, ou pode estar presente, em quantidade tal que requeira precauções especiais para a construção, instalação e utilização de equipamentos elétricos”.
Tipos de proteção para uso em zonas 0, 1, 2 O tipo de proteção Ex d “invólucro à prova de chamas” permite a ignição de uma explosão dentro do instrumento elétrico. No entanto, o design construtivo robusto do instrumento impede que essa explosão escape do instrumento e, assim, se propague até a atmosfera explosiva.
Então, em ambientes industriais considerados Áreas Classificadas, exige-se o uso de equipamentos certificados para trabalharem nesses locais. Essa certificação assegura que uma possível faísca gerada dentro do equipamento, não causará uma explosão.
Uma explosão ocorre quando uma fonte de ignição – uma faísca, fagulha, arco ou aquecimento de um equipamento – entra em contato com uma atmosfera explosiva. E essa situação é evitada quando há um gerenciamento de risco de explosão na unidade, aliado a um planejamento da regularização das instalações.