O renascimento comercial e urbano aconteceu na Baixa Idade Média e foi parte das intensas transformações que a Europa sofreu nesse período. ... Essas transformações da Baixa Idade Média retomaram o fôlego da cidade e do comércio, ambos adormecidos desde a desagregação do Império Romano, consolidada em 476.
Renascimento, ou Renascimento Cultural, é o período da História europeia em que houve a retomada de temas, ideais e técnicas utilizadas durante a Antiguidade greco-romana, nos campos da arte, da ciência e da filosofia.
Os artistas do renascimento eram financiados pelos mecenas, que eram ou comerciantes ricos ou instituições com bons recursos financeiros, como a Igreja Católica.
O Renascimento é resultado de profundas mudanças na Europa do século 14 como o fortalecimento da burguesia e crescimento das cidades. ... E, como não poderia deixar de ser, tais mudanças trouxeram novas formas de viver e de pensar o mundo, o que resultou num amplo movimento artístico e científico chamado de Renascimento.
A queda de Constantinopla, a chegada dos povos bizantinos na Itália e o desenvolvimento de uma cultura clássica foram os elementos que contribuíram para o surgimento do renascimento. Aliado a isso, estava o passado cultural rico de Roma que os italianos do período renascentista tentavam reviver.
O comércio de longa distância se intensificou, aumento da circulação de dinheiro, crescimento das cidades e da vida urbana, Surgiram escolas, universidades, houve a ampliação da ciência. A igreja católica ampliou seu poder e riqueza, houve também a redução do poder dos senhores feudais.
Uma das principais inovações tecnológicas na Europa Feudal foi no ramo da agricultura, com o incremento de novas técnicas de produção, para uma maior circulação de mercadoria. ... Durante o período feudal, os cambistas eram aqueles que trocavam moedas e diferentes valores por uma de valor único.