Clarificar a manteiga significa retirar dela toda a água e os sólidos do leite. O que fica é a apenas a gordura. Ou seja, manteiga clarificada não tem lactose. Assim, ela demora mais para queimar do que a manteiga comum.
Quando a manteiga derreter completamente, vai se dividir em três: Na superfície irá formar uma espuma branca, no meio um óleo amarelo e no fundo ficará os resíduos sólidos do leite. Deixe ferver a manteiga até formar uma espuma branca na superfície. Com a ajuda de uma escumadeira, retire esta espuma.
“Na verdade, a ghee tem ácidos graxos saturados exatamente iguais aos da manteiga convencional, que, ok, até ajudam a aumentar o colesterol bom, o HDL, mas também elevam o LDL, ruim”, pondera Clarissa. “Logo, o excesso pode contribuir para doenças cardiovasculares“, acrescenta a nutricionista da Abeso.
Pode ser coado com um coador comum de pano ou filtro de café. Deve ser passado de preferência para um recipiente de vidro. Pronto! O ghee tem com amarelo âmbar quando líquido e cristaliza-se em um amarelo claro quando fresco.
Portanto, pode ser utilizada no preparo de diversos alimentos como acompanhamento ou para fritar e grelhar. Fica saborosa na pipoca, no refogado de legumes ou em carnes. "Para as pessoas que devem controlar o consumo de sal, lactose e proteínas do leite, a manteiga ghee é uma opção mais saudável.
Também conhecido como manteiga clarificada o ghee é muito popular na culinária indiana e também do Sudeste Asiático há milhares de anos, considerado um superalimento que promove saúde plena e vitalidade, tido como símbolo de prosperidade, nutrição e cura.
No preparo da manteiga Ghee, ocorre a fervura da nata ou creme de leite ou da manteiga pronta até que ocorra a evaporação completa de toda a água, separação do açúcar (lactose), proteínas e da gordura. ... Já a manteiga de garrafa, é feita por cozimento, então evapora-se toda a água, e no processo final não é coado.
A manteiga comum é um produto gorduroso, formado através da batedura do creme de leite (nata), obtido previamente do desnatamento do leite. ... Já a manteiga de garrafa, é obtida de forma artesanal, através do batimento e fusão do creme de leite pela eliminação quase total da água.
O ghee tem um aroma com traço de nozes e tem um gosto mais amanteigado que a própria manteiga. Mistura-se bem a temperos fortes, razão pela qual é um alimento básico na culinária indiana e tailandesa. O ghee também extrai sabores solúveis em gorduras e nutrientes dos condimentos quando colocados juntos ao fogo.
Para fazer a ghee, tradicional na Índia, a manteiga é fervida com os seus sólidos até que eles caramelizem, dando a cor, o aroma e o sabor de castanha. ... As manteigas clarificadas não contém sal, não contém lactose, não necessitam de refrigeração e possuem resistência ao calor.
O consumo moderado de manteiga ghee pode trazer alguns benefícios para saúde, como:
Devido a isso a Manteiga Ghee é ideal para uma culinária saudável. Ela não queima ao ser aquecida e é muito saborosa. Porém, alérgicos a alguma substância do leite não podem consumir Ghee. Intolerantes a lactose só podem consumir se autorizado pelo médico ou nutricionista responsável.
A manteiga ghee feita de leite proveniente de vacas alimentadas com pasto tem quantidades ligeiramente inferiores de gordura saturada. E possui mais as gorduras saudáveis, incluindo ômega-3 e ácido linoléico conjugado, um tipo de ômega-6.
Qual o melhor tipo? Tanto para a manteiga quanto para a margarina, o mais indicado é consumir as versões sem sal, que têm menos sódio e melhor composição nutricional. Já a manteiga light e a margarina light possuem teor de gordura reduzido e podem ser melhores para quem está de dieta.
Já em dietas de emagrecimento todos devem ser consumidos com moderação. Em casos de dislipidemias (distúrbio dos níveis de lipídios no sangue) a manteiga deve ser evitada ou colocada na dieta em consumo moderado com acompanhamento nutricional", finaliza a profissional.
Zero lactose light: Para quem segue uma dieta alimentar para perda de peso, esse tipo de requeijão é o mais recomendado, já que possui o valor energético e as gorduras com níveis reduzidos, além de não conter lactose.
Já o requeijão tem mais proteína do que os outros alimentos, porém tem mais sódio. Quem ganha nessa categoria, com menos sódio, é a margarina com sal, que também faz bem para o coração. Saber o momento de consumir cada alimento também é importante.
Também contém ácidos graxos essenciais para o organismo, como o ômega 3 e o ômega 6, que não podemos sintetizar. Já o requeijão, de origem animal, tem 60% de sua gordura na forma saturada – prejudicial ao coração.
Se pensarmos em emagrecimento, o requeijão tem bem menos calorias do que a manteiga. Ainda mais um requeijão light, que normalmente é feito a partir de um leite desnatado e que costuma ter 55 calorias por porção. Porção tipo “ponta de faca”. Já a manteiga terá bem mais calorias que isso.
8 - Evite frituras e diminua o consumo de gorduras animais: carnes gordas, queijos (exceto os mais magros como, por exemplo, ricota, minas frescal, cottage), embutidos, manteiga, margarina, requeijão, creme de leite. 9 - Diminua o sal. Grande parte das pessoas com diabetes também apresentam pressão arterial elevada.
Queijo cottage: escolha aquele com baixo teor de gordura para reduzir as calorias.