Os elementos (91B234 e 93E234) e (90C233 e 92D233) são isóbaros uma vez que possuem mesmo número de massa e diferentes números atômicos; Os elementos (91B234 e 90C233) e (92D233 e 93E234) são isótonos pois apresentam o mesmo número de nêutrons e diferentes números de massa e número atômico.
Isótopos são átomos que possuem o mesmo número de prótons, ou seja, mesmo valor de Z e diferentes números de massa (A) e nêutrons (n). Por possuírem o mesmo valor de Z, eles apresentam o mesmo símbolo atômico....Isótopos
Além da datação de fósseis e rochas, os isótopos radioativos têm uma gama de aplicações práticas: Na Medicina, são utilizados no estudo, diagnóstico e tratamento de diversas doenças.
Veja a explicação: * Isótopos: São átomos de um mesmo elemento químico que possuem a mesma quantidade de prótons (mesmo número atômico), mas diferenciam-se pelo número de massa (A = prótons + nêutrons). O seu número de massa é diferente porque a quantidade de nêutrons no núcleo é diferente. Não pare agora...
Na medicina, os radioisótopos servem para diagnóstico e tratamento de doenças, sendo a principal base da medicina nuclear. Essa área da medicina utiliza materiais radioativos para acompanhar processos metabólicos através de imagens, combater patologias e sintomas como a dor causada por metástase.
A radiação tem aplicações terapêuticas, especialmente na área de medicina nuclear. Em tópicos anteriores, comentei que alguns radiofármacos ajudam no tratamento de patologias e alívio de sintomas. O iodo-131, por exemplo, se acumula na tireoide e emite radiações gama, destruindo células cancerígenas enfraquecidas.
O decaimento de um único átomo radioativo é um fenômeno aleatório. ... O número de desintegrações que ocorrem em uma dada amostra radioativa durante um segundo, chamado ATIVIDADE da amostra, é medido em Bequerel (Bq).
A Taxa de Exposição pode ser associada à atividade gama de uma fonte , pela expressão: X = Γ A /d2 . = taxa de exposição.