Entende-se por Educação Informal como a que ocorre fora de uma estrutura curricular. ... Na Educação Informal, os agentes educadores são os pais, a família em geral, os amigos, os vizinhos, colegas de escola, a igreja paroquial, os meios de comunicação de massa, entre outros.
Termo atribuído à educação desenvolvida fora dos estabelecimentos de ensino ou que ocorre sem planejamento. Geralmente, é um tipo de educação que transcorre em espaços de atividades culturais, com a família, amigos ou grupos de interesse comum.
Informalmente o processo educacional ocorre no cotidiano das pessoas e nas relações humanas; essa ação cotidiana e informal refere-se à troca de experiência e à manutenção de valores da sociedade ou de um grupo dentro da sociedade.
Por meio da educação escolar, o sujeito estabelece relações e compreende a forma de organização da sociedade na qual está inserido. No ambiente escolar, a educação é planejada e, portanto, formal. A educação escolar compreende a educação formal, realizada na instituição escolar e mediada por educadores.
3 Tipos de educação
A Pedagogia Social é uma área do conhecimento que se dedica ao estudo das questões da sociedade e da formação para o desenvolvimento humano. ... Ele foi convidado para ser professor de Psicologia Social na Faculdade de Administração Empresarial de Roterdã. Com isso, ele criou a disciplina de Pedagogia Social.
A primeira obra que sistematiza a Pedagogia Social é publicada em 1898. Inspirado nas idéias de Platão e Pestalozzi, Paul Natorp, filósofo neokantiano, escreve a obra que se intitula “Pedagogia Social. Teoria da Educação e da vontade sobre a base da comunidade”.
Pedagogia Social é a ciência da educação cujo objeto de estudo é a Educação Social. É necessário desvelar por meio da pesquisa como se construíram e se reconstroem as boas práticas, apropriar-se dos saberes construídos na ação. Também é necessário investigar novas demandas socioeducativas.
A importância da Pedagogia Social está em romper as barreiras que excluem alguém do processo de construção do conhecimento, refletindo a participação de cada um no mundo concreto. A teoria e a prática se combinam, a fim de refletirem sobre a realidade da pessoa e contribuir para uma transformação social extensa.
Em síntese, é uma educação com a atenção voltada aos fenômenos sociais. Logo, é tarefa da educação social construir coletivamente respostas pedagógicas aos conflitos da vida humana em sociedade.
Pérez Serrano (2010, citado por Ricardo, 2013) define Educação Social como: Aquela ação sistemática e fundamentada, de suporte, mediação e transferência que favorece especificamente o desenvolvimento da sociabilidade do sujeito ao longo de toda a sua vida, circunstâncias e contextos, promovendo a sua autonomia, ...
A Educação Popular é um movimento pedagógico e político tipicamente latino-americano. ... A Educação Popular defende que só pode haver uma sociedade justa e democrática se as classes oprimidas e discriminadas tomarem consciência de suas condições de vida e das raízes dos problemas que as afetam.
“O que parece importante considerar é que a educação não-formal, como área do conhecimento pedagógico, passou a ser observada como válida e como possibilitadora de mudanças, inclusive dentro da própria concepção de educação, a partir de seu aparecimento e de sua inclusão como área pedagógica em documentos e artigos ...
A educação, em todas as suas formas, é um processo social por excelência. Para alguns, é responsável pelo desenvolvimento de habilidades e pela construção do senso crítico por meio do intercâmbio de conhecimentos e do diálogo. ... Enfim, normas e valores sociais devem moldar o eu individual ao eu social.
A educação é uma arma poderosa. Através dela, um cidadão se torna mais crítico, tem mais oportunidades de emprego e melhoria na sua própria qualidade de vida. ... É através desse compartilhamento que a educação atua diretamente no desenvolvimento econômico, social e cultural.
Há uma relação bem direta entre história , educação e sociedade. ... O estudo da história , faz parte da nossa educação e nos faz entendermos a sociedade em que vivemos.