Pelo Princípio de Arquimedes, quando um corpo está totalmente submerso, o volume do líquido deslocado é igual ao volume do próprio corpo.
O empuxo é a força que atua sobre objetos que são parcialmente ou completamente imersos em fluidos, como o ar e água. ... De acordo com o princípio de Arquimedes, a força de empuxo sobre um corpo tem magnitude igual ao peso do fluido que foi deslocado devido à imersão do corpo.
Quando um objeto é colocado no interior de um líquido e nele permanece submerso: a) O volume de líquido deslocado corresponde á metade do volume do objeto submerso.
A razão de haver uma força de empuxo é devida ao fato inegável de que o fundo (isto é, a parte mais submersa) de um objeto está a uma profundidade sempre maior em comparação à parte superior do objeto. Isso significa que a força para cima feita pela água tem que ser maior que a força para baixo feita pela água.
“Todo corpo mergulhado em um líquido sofre uma força chamada de empuxo que corresponde ao peso do volume de líquido deslocado”. O empuxo é tratado em diversas literaturas como Princípio de Arquimedes.
No caso de um navio ele ficará em equilíbrio parcialmente mergulhado na água, fazendo com que o empuxo se iguale ao peso. A densidade do corpo é menor que a do líquido. Neste caso a resultante destas forças será nula e o corpo permanece em repouso no local que foi abandonado. Sua densidade é igual a do líquido.
O que acontece é que dentro da água, entram em ação as leis da Física. Com isso, o empuxo possui sentido contrário à gravidade, o que diminui o nosso esforço dentro da água, fazendo o corpo parecer mais leve.