Em 11 de outubro de 1977, Mato Grosso do Sul foi finalmente desmembrado, transformando-se em Estado no 1.º de janeiro de 1979, com a posse do primeiro governador, o engenheiro gaúcho Harry Amorim Costa, e da Assembleia Constituinte. A primeira eleição só ocorreu em 1982.
Criado em 1977 e implantado em 1979, Mato Grosso do Sul tem uma história marcada por movimentos políticos, sociais, econômicos e culturais. O então presidente da República, Getúlio Vargas, cria o Território de Ponta Porá em 1943 excluindo a principal cidade divisionista do estado, Campo Grande.
11 de outubro de 1977
Na busca de índios e ouro, Pascoal Moreira Cabral e seus bandeirantes paulistas fundaram Cuiabá a 8 de abril de 1719, num primeiro arraial, São Gonçalo Velho, situado nas margens do rio Coxipó em sua confluência com o rio Cuiabá.
Adjetivos pátrios - Veja gentílicos dos Estados do Brasil
Esta categoria reúne artigos sobre os brasileiros nascidos em João Pessoa, capital do estado da Paraíba, chamados de pessoenses.
Isso porque, quem nasce em Campina Grande recebe o gentílico de "campinense".
João Pessoa
Campina Grande do Sul possuí uma área total de 539,24 Km². Sua população no ano de 2010 era de 38.
Campina Grande, por situar-se no agreste paraibano, entre o litoral e o sertão, possui um clima menos árido do que o predominante no interior do estado (clima equatorial semi-árido).
Bairro bom de morar em Campina é no Catolé, junto do Shopping, no Alto Branco, que fica perto do quartel, no São José, que é bem centro, na Prata e na Palmeira.
O município de Campina Grande é considerado o segundo mais populoso do estado paraibano. Possui uma população numerosa de mais de 400 mil habitantes. É uma região de avançado desenvolvimento econômico, com forte atuação da indústria e comércio. Campina Grande apresenta o segundo maior PIB dentre as cidades da Paraíba.
João Pessoa
João Pessoa
João Pessoa
Fundada em 5 de agosto de 1585 com o nome de Cidade Real de Nossa Senhora das Neves, João Pessoa é considerada a terceira cidade mais antiga do Brasil, tendo sido fundada pela Cúpula da Fazenda Real, já como cidade e não como vila, povoado ou aldeia.
A capital chamou-se Paraíba do Norte até 4 de setembro de 1930, quando teve seu nome mudado para João Pessoa, em homenagem ao Presidente do Estado, assassinado no Recife, em plena campanha política.
Foi em sua homenagem que a partir do dia 4 de setembro de 1930, a capital do estado da Paraíba, antes denominada de "Cidade da Parahyba", passou a se chamar João Pessoa.
Símbolo químico do chumbo.
É composta por nove estados: Maranhão (MA), Piauí (PI), Ceará (CE), Rio Grande do Norte (RN), Paraíba (PB), Pernambuco (PE), Alagoas (AL), Sergipe (SE) e Bahia (BA).
Para Wellington Aguiar, quando se conta a história de João Pessoa é preciso passar por três momentos marcantes de seus mais de 400 anos. A paz selada entre portugueses e indígenas em 1585, a ocupação holandesa em 1635, que durou 20 anos, e a morte do então presidente da Paraíba, João Pessoa, em 1930.
bairro de Jaguaribe
João Duarte Dantas (Mamanguape, 12 de junho de 1888 — Recife, 6 de outubro de 1930) foi um advogado e jornalista brasileiro. Seu nome está ligado à História do Brasil, principalmente porque matou a tiros o então governador do estado da Paraíba, João Pessoa Cavalcanti de Albuquerque.
26 de julho de 1930
Recife, Pernambuco, Brasil