Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) O HDL, por sua vez, é conhecido como “bom colesterol”, pois, em vez de se acumular em vasos sanguíneos, ajuda a transportar o colesterol até o fígado para sua degradação.
O colesterol é transportado no sangue por moléculas que se chamam lipoproteínas, e que podem ser de três tipos principais: Lipoproteína de baixa densidade (LDL) - “colesterol mau” – pensa-se que é a causa de doenças arteriais.
O colesterol é necessário para construir e manter as membranas celulares; celulares; regulares a fluidez da membrana em diversas faixas de temperatura.
Para a membrana plasmática a única função do colesterol é a diminuição de sua fluidez. Isto ocorre pois o colesterol dificulta a movimentação dos lipídeos, assim, ela torna-se menos fluida.
Não. Porque o colesterol é essencial para o nosso organismo, pois é utilizado pelas nossas celulas para a produção das membranas celulares e dos hormonios estrogeno e testosterona, sendo por esse motivo, produzido pelo nosso próprio organismo, principalmente no fígado.
Controlando o colesterol com a alimentação: alimentos como os óleos vegetais (óleo de soja e azeite de oliva), peixes, nozes e castanhas apresentam grande quantidade de gordura insaturada, que, quando consumidos com moderação, podem contribuir para a redução do colesterol total e do LDL e aumento do HDL.
Confira alguns dos alimentos que você deve evitar: