Parte superficial da crosta terrestre, de natureza granítica, que tem espessura média de 35 quilómetros, podendo atingir 70 quilómetros nas zonas das grandes montanhas.
A crosta continental é formada essencialmente de silicatos aluminosos (por isso era antigamente chamada de sial) e tem uma composição global semelhante à do granito. ... A crosta oceânica é composta essencialmente de basalto, formada por silicatos magnesianos (por isso antigamente chamada de sima).
30 km
EXPLICAÇÃO: As Correntes de Convecção da Terra (também chamadas de Células de Convecção) são os movimentos dos fluidos internos que se realizam no manto, abaixo da crosta terrestre.
A crosta terrestre é a parte mais externa da Terra, que envolve todo o planeta e onde vivemos. Essa camada é formada por rochas ricas em silício, magnésio e alumínio. Essa camada apresenta de 0 a 40 km de espessura, variando entre os continentes e os oceanos.
Vejamos as principais características das camadas da Terra. O planeta Terra possui três camadas: crosta, manto e núcleo.
Resposta. A Terra é constituída, basicamente, por três camadas: - Crosta Terrestre: Camadasuperficial sólida que circunda aTerra. - Manto: camada logo abaixo da crosta. É formada por vários tipos de rochas que, devido às altas temperaturas, encontram-se no estado pastoso e recebem o nome de magma.
O magma se encontra entre a crosta (litosfera) e o núcleo da Terra. Formando principalmente o manto que é rochas derretidas ou seja o magma.
Em termos de localização, a crosta terrestre pode ser dividida em duas partes: a crosta oceânica e a crosta continental. A oceânica é a mais fina, com uma profundidade que varia entre 5 e 10 quilômetros, enquanto a continental é mais grossa, variando entre 30 e 70 quilômetros.