Carvalho brasileiro Roupala brasiliensis. Onde é encontrada: Encontrada com pouca freqüência na região, ocorre em matas fechadas e tambem em campos, como nas fotos.
A da família Proteaceae, conhecida como carvalho-brasileiro, carvalho-da- serra, cedro-bordado e cigarreira, ocorre com frequência em encostas úmidas e em pequenas depressões desde o sul do Estado da Bahia até Santa Catarina.
Quanto mais temporais e tempestades o carvalho enfrenta, mais forte ele fica! ... Suas raízes naturalmente se aprofundam mais na terra e seu caule se torna mais robusto, sendo impossível uma tempestade arrancá-lo do solo ou derrubá-lo!
A grande maioria das espécies só conseguem produzir suas primeiras bolotas quando alcançam a idade de 50 anos de existência, e quando esta alcança 100 anos de idade, a árvore, ainda jovem amadurece à fase adulta. Nesta fase a árvore pode alcançar até 45 metros de altura, e possuir em diâmetro esta mesma medida.
O sobrenome Carvalho ou de Carvalho (ou Carvallo) é frequente em Portugal e Espanha, onde há várias famílias, não necessariamente relacionadas. Sua origem geográfica é tomada do carvalho, do latim quercus, árvore do carvalho. ... Existem registros deste sobrenome desde o século XII.
Os carvalhos são conhecidos por suas grandes raízes, que podem tirar água de profundidade sob a terra, tornando-os mais resistentes à seca. Um carvalho estabelecido possui raízes grossas, laterais à sua raiz principal, tendo cerca de 1,5 m de profundidade e trabalhando também para estabilizar a árvore.
Seu sistema radicular depende do tipo do solo. Quando em latossolos a planta produz uma raiz axial (ou pivotante) de cerca de 1,8 m de profundidade, mas cresce como sistema fasciculado em litossolos ou solos muito úmidos, com crescimento lateral mais pronunciado.
É originária da Europa. Nos primeiros três anos de vida do cedro, as raízes crescem até um metro e meio de profundidade, enquanto a planta tem só 4 a 5 centímetros. Aos quatro anos o cedro começa a crescer 20 centímetros a cada ano e só aos 40 anos produz sementes.
Raízes aéreas A maioria das espécies da Ficus enterra suas raízes abaixo da superfície, mas algumas preferem mostrá-las ao público. Um exemplo são as figueiras estranguladoras, plantas extraordinárias que crescem a partir de sementes soltas por aves e outros animais no topo das árvores.
Figueira. A figueira é uma das árvores de fruto mais rústicas, e que melhor se adaptam ao clima português, sobretudo aos nossos verões usualmente quentes e secos. Vemos figueiras a crescer espontaneamente nas zonas mais ermas e rochosas.
Sabe-se que as raízes da figueira são dotadas de uma estrutura muito extensa e espessa, e dessa forma acabam por proporcionar uma maior absorção respiratória, que por sua vez contribui para uma taxa fotossintética maior, além de uma maior estabilidade.
O bulbo radicular produz continuamente e durante toda sua vida as raízes mais grossas (raízes primárias), com 8 a 10 mm de diâmetro, podendo atingir 10 m de comprimento.
Esta parábola, sobre o 2° Vinda de Cristo (Apocalipse 3:20), envolve uma figueira, assim como a Parábola da Figueira Estéril, elas têm uma relação profetica com restauração do país de Israel depois de 1900 de seu fim. Ela mostra sobre o ano em que Cristo veia para ajuntar as suas ovelhas João 10:16 .
Betfagé (do Aramaico בית פגי, que significa literalmente “Casa de figos não maduros”) era um lugar no antigo Israel, mencionado como o local em que Jesus enviou os discípulos para encontrarem um jumento, sobre o qual ele iria montar em sua entrada triunfal em Jerusalém. ...
Fruteira ancestral, a figueira leva cerca de um ano para iniciar a produção e seus frutos alcançam bons preços, especialmente de agosto a outubro.