Para complementar um boletim de ocorrência, preencha as informações abaixo:
Crime cibernético é uma atividade criminosa que tem como alvo ou faz uso de um computador, uma rede de computadores ou um dispositivo conectado em rede. Não todos, mas a maioria dos crimes cibernéticos é cometida por cibercriminosos ou hackers que querem ganhar dinheiro.
O ideal é que se consulte um especialista na área forense para saber a maneira correta de salvar cada arquivo na internet. Algumas regiões já possuem departamentos específicos para crimes virtuais. Caso não exista na localidade da vítima, qualquer delegacia deve por obrigação atender e registrar o caso.
Execute as atualizações de segurança: mantenha o sistema operacional e softwares atualizados para evitar a vulnerabilidade do programa e proteger das ameaças. Utilize redes Wi-Fi seguras: redes para acesso à internet podem estar infectadas. Por isso, acesse e realize transações financeiras em redes confiáveis.
Uma simples rede Wireless desprotegida ou um site mal programado podem ser utilizados por terceiros para a prática de crimes. Nestes casos a lei é clara em prever que a responsabilidade é do titular do link (conexão à Internet).
Assim por fim poderão ser considerados crimes digitais, isto é que ocorra em meio digital: crimes contra a honra, ameaça, induzimento e instigação ou auxilio a suicídio, furto, falsificação de documentos, estelionato, espionagem industrial, violação de segredo, apologia de crime, racismo, atentado a serviço de ...
Os crimes dolosos contra a vida são os que estão previstos nos artigos 121 a 126 do Código Penal, quais sejam: homicídio, induzimento, instigação ou auxílio ao suicídio, infanticídio, aborto provocado pela gestante ou com o seu consentimento e o aborto provocado sem o consentimento da gestante.
substantivo masculino Ato criminoso em que alguém tem a intenção de matar outro indivíduo, tendo plena consciência de que sua ação pode tirar a vida de outra pessoa. Homicídio Doloso Qualificado.