Dócil, adjetivo: Que se lida com facilidade; que é fácil de ensinar e aprende facilmente; manso: cão dócil. Que assimila muito bem uma orientação; que obedece sem oferecer relutância; obediente: tinha uma filha excessivamente dócil.
Um corpo dócil. Chamamos de disciplinas o nome dos métodos que permitem controle minucioso das operações do corpo e o impõe constante assujeitamento a uma relação de docilidade-utilidade. O corpo dócil é um corpo útil e disciplinado, acima de tudo, produtivo.
No centro desses sinais reina a noção de “docilidade” que une ao corpo analisável o corpo manipulável. É dócil um corpo que pode ser submetido, que pode ser utilizado, que pode ser transformado e aperfeiçoado.
No texto em questão, Foucault apresenta a disciplina como o controle produtivo, convergindo a energia do ser humano em produtividade, sendo que, quanto mais obediente o ser se torna, mais útil ele é pra sociedade, ou seja, os corpos são docilizados.
O dispositivo disciplinar tem por meta o exercício de poder que submete e disciplina os corpos, a fim de docilizálos e tornálos úteis. A partir disso, podese entender a problemática da disciplina.
A verdade é aquilo que permanece inalterável a quaisquer contingências. No curso Le pouvoir psychiatrique (1973-1974), Michel Foucault sublinha que essa tem sido característica marcante da perspectiva filosófica da verdade no pensamento moderno ocidental.
Portanto, os poderes da Administração são prerrogativas que ela possui para atingir a finalidade pública. ... A doutrina, geralmente destaca os seguintes poderes: poder vinculado; poder discricionário; poder normativo; poder hierárquico; poder disciplinar e poder de polícia.
E que podem ser classificados como deveres do administrador público (poder-dever de agir, dever de eficiência, dever de probidade, dever de prestar contas) e poderes do administrador público(poder hierárquico e poder disciplinar, poder regulamentar e poder normativo, poder de polícia e poder discricionário e poder ...
Três dos principais deveres dos administradores são: Dever de probidade; Dever de eficiência e Dever de prestar contas. ... Já o dever de eficiência consiste na produtividade, perfeição do trabalho, adequação técnica aos fins que a administração almeja, para que se alcance bons resultados.