O comportamento pode ser nato ou aprendido. Comportamento inato => Aquele que o ser já nasce sabendo e não precisa aprender, ele é instintivo. Comportamento aprendido => Aquele que o ser desenvolve ao longo da vida através de experiências.
Quando alguém te joga uma bola e você logo se afasta para não ser atingido, ao desviar de um carro que aparece de repente ou quando o médico bate o martelo no joelho do paciente e o músculo da coxa contrai, tudo isso são exemplos de comportamentos reflexos inatos.
Os comportamentos instintivos são aqueles realizados por instinto, o ser humano considerado um animal racional apesar de ser dotado de pensamento inteligente ainda possui comportamentos instintivos tal como os animais.
O instinto, do latim instinctu, é algo inato ao ser vivo, um tipo de inteligência no seu grau mais primitivo. ... Ele guia o homem e os animais que possuem um grau mais elevado em sua trajetória pela vida, nas suas ações, visando justamente a preservação do ser.
A palavra instinto, segundo o dicionário Houaiss, quer dizer impulso interior, independente da razão e de considerações de ordem moral, que faz o indivíduo agir, especialmente se a ação for antissocial. O instinto é uma parte do nosso comportamento que não é fruto do nosso aprendizado.
Seguindo essa linha, é possível destacar três instintos humanos que apresentarei melhor a seguir. Instinto de sobrevivência: basicamente, se refere ao conjunto de comportamentos que nos ajudam a preservar a vida e a boa saúde, como se alimentar, não se expor a situações de perigo, manter-se em segurança, entre outros.
Instintos são típicos do comportamento animal, sobretudo com relação a comportamentos que favorecem a sobrevivência da espécie (acasalamento, busca de alimento, construção de ninhos, fuga).
Instintos vitais: compreendem o instinto sexual, de luta e fuga, e equivalem, em geral, ao instinto de sobrevivência. Instintos de prazer: o seu objetivo é proporcionar o mais alto grau de bem-estar e é um refinamento dos instintos de sobrevivência humanos.
Examina os instintos humanos de sobrevivência, desejo sexual, competição, agressão, altruísmo, nossa busca por conhecimento e nossa necessidade algo mais, talvez do divino. É para a savana africana que devemos olhar se desejarmos encontrar algumas respostas para esses impulsos.
Instinto Primitivo é o instinto mais profundo do Uratha; é o fogo dentro que anseia a submergir, matar e consumir. Para o lobo dentro do Uratha, alcateia é tudo, presa, companheiro, ou território. Ele vê tudo em tons de carne. Normalmente, esse instinto é um sussurro no fundo de sua mente.
Basicamente o papel do instinto no ser humano é a sobrevivência e conservação do bem-estar e do corpo. São herdados de reações a certos tipos de situações ou características da espécie humana. ... Instintos geralmente servem para pôr em funcionamento mecanismos que evocam um organismo para agir .
A vida em sociedade, permite que as pessoas continuem o aprendizado da vida, o qual iniciaram em família durante toda a sua vida. São as experiências boas e más, que necessariamente, contribuem para a formação de sua personalidade e interferem no seu modo de viver.
substantivo masculino Impulso inato que faz com que um ser humano, ou qualquer outro animal, se mova inconscientemente buscando sua própria sobrevivência: instinto de conservação. Impulso natural que leva alguém a agir de maneira inconsciente, sem se pautar pela razão ou inteligência.
São padrões herdados de respostas ou reações a certos tipos de situações ou características da especie humanas e diminui conforme ele passa pelo processo de socialização por que o ser humano depende muito mais do aprendizado do que do instinto .
Maus instintos são aqueles que nos atrapalham ao longo da vida, fazendo-nos adotar atitudes inconvenientes, que vão das mais simples - como adiar a tarefa para mais tarde, brigar com alguém que precisa de apoio, tratar com arrogância as pessoas - até aquelas mais complexas, que podem ser consideradas como delitos ...
Inteligência seria uma capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas. Instinto seria uma ação padrão inata, que ocorrera por impulso.
Instinto significa impulso, inclinação, tendência natural ou inata; padrão inato de atividade ou tendência a um tipo de ação; aptidão ou dom natural. ... Tem um instinto natural para enganar o próximo. Extinto significa que se extinguiu; que já não arde; acabado ou suprimido.
Um processo extinto no direito é um processo no qual e se encerra a ação. O processo extinto pode ser um encerramento com mérito ou sem mérito. ... Um processo de extinção com resolução de mérito a matéria não poderá ser discutido novamente.
Em resumo, extinção é o ato de dar baixa em determinado processo. O Juiz pode determinar a baixa do processo por diversos motivos, mas a parte que se sentir prejudicada pela decisão poderá recorrer. O mais importante a saber por enquanto é que Extinção NÃO significa perda do processo!
Já na hipótese de não haver resolução de mérito, a sentença é chamada terminativa, porque o juiz extingue o processo sem analisar o mérito. ... Ocorre, por exemplo, quando o juiz indefere a petição inicial, quando houver carência de ação, entre outras hipóteses previstas no artigo 267 do Código de Processe Civil. Art.
O juiz intima o autor para que cumpra suas incumbências, no prazo de cinco dias, sob pena de extinção do processo sem resolução do mérito. Caso ocorra a desistência da ação por culpa de ambas as partes, tanto o autor quanto o réu serão responsáveis pelo pagamento das custas processuais e dos honorários advocatícios.
Quando o processo é extinto com resolução do mérito ele não mais poderá ser reaberto, não sendo cabível falarmos em desarquivamentos dos autos, o que é permitido no caso de processo baixado ou arquivado.
RECURSO INTERPOSTO CONTRA SENTENÇA QUE JULGOU EXTINTO O PROCESSO (ART. 485 , INCISO I , DO CPC ). ... O artigo 1.
Em caso de ausência de qualquer uma das condições da ação, teremos a carência da ação, causa de extinção do processo sem julgamento de mérito (art. 267, VI, CPC/73). Note-se, contudo, que tal regra foi e vem sendo mitigada pela teoria da asserção, a qual analisaremos mais à frente.
2- Significa dizer que o juiz da causa já deu sua sentença e os Tribunais superiores já apreciaram os recursos cabíveis, ou seja, quando o processo é arquivado definitivamente, das duas uma: Ou você ganhou, ou você perdeu o processo, e, geralmente, não há mais muita coisa que possa ser feita.
A partir do oferecimento da defesa, portanto, a extinção do processo sem resolução de mérito deverá ser requerida pelo réu. Afinal, era uma das matérias que deveriam ter sido alegadas na própria contestação.