Geometria linear, angular, trigonal plana, tetraédrica, bipiramidal, octaédrica são exemplos de geometrias moleculares.
O carbono, elementar na Química orgânica, é fundamental na construção dos compostos orgânicos. Suas propriedades são: Tetravalência: O elemento realiza 4 ligações covalentes, fazendo com que haja uma enorme variedade de compostos. Valências iguais: As quatro valências do carbono são iguais.
Os compostos orgânicos diferenciam-se dos demais através de certas propriedades, como: solubilidade, temperatura de fusão e ebulição, além de combustibilidade. Os compostos orgânicos são aqueles que possuem como elemento principal o carbono.
O carbono (do latim carbo, carvão) é um elemento químico, símbolo C, número atômico 6 (6 prótons e 6 elétrons), massa atómica 12 u, sólido à temperatura ambiente. Como um membro do grupo 14 da tabela periódica, ele é um não metal e tetravalente - fazendo quatro elétrons disponíveis na forma de ligações covalentes.
6
Peso atômico (massa atômica relativa): De 12,0096 a 12,0116. OBS: Se você precisa de um valor único, indico que utilize 12,011.
Peso atômico (massa atômica relativa): De a OBS: A IUPAC alterou em 2011 a massa para o intervalo de valores. Se você precisa de um valor único, indico que utilize 15,999.
Estes átomos possuem oito elétrons, partículas elementares de carga negativa formadores da estrutura do mesmo. ... Seu número atômico é 8, valendo ao oxigênio um lugar entre os elementos denominados "ametais" na tabela periódica dos elementos químicos.
obtenção do oxigênio O oxigênio é obtido industrialmente por dois processos: eletrólise e destilação fracionada do ar. A eletrólise ocorre pela passagem de corrente elétrica na água. O processo torna-se inviável economicamente por causa da energia elétrica que é de custo alto.