crossorigin="anonymous">
Ideal político: Voltaire condena o arbitrário, não o monárquico; mas o monarca deve conformar sua conduta às exigências da razão. ... Segundo ele, a razão prova a existência de um Deus, única explicação possível do mundo, “ser necessário, eterno, supremo, inteligente”.
A FILOSOFIA DE VOLTAIRE A defesa do livre pensamento foi o pilar da filosofia de Voltaire. Ela pode ser sintetizada em uma frase que lhe é comumente atribuída: “Não concordo com uma palavra do que dizeis, mas defenderei até a morte o direito de dizê-la”.
Voltaire condenava o Absolutismo, porém defendia a necessidade de uma Monarquia centralizada em que o rei seria assessorado pelos filósofos e estabelecesse uma política capaz de fazer reformas de acordo com os interesses da sociedade. ... Voltaire faleceu em Paris, França, no dia 30 de maio de 1778.
O Iluminismo consagrou a liberdade de pensamento e expressão como um direito natural do homem. ... A respeito, teria dito Voltaire: “Posso não concordar com nenhuma das palavras que dizeis, mas defenderei até a morte vosso direito de dizê-las”.
Em favor da tolerância O pobre homem sofrera, devido a um erro judicial, uma pena injusta por motivos de fanatismo religioso, perdendo a vida e os bens quando esquartejado em Toulouse em 10 de março de 1762 (no mesmo local onde o filosofo italiano Vanini fora queimado pela Inquisição acusado de ateísmo, em 1619).
No iluminismo a tolerância esta relacionada à liberdade. Já que para os ideais iluministas a tolerância tinha relação com o estabelecimento de um limites, as pessoas tinham que ser tolerantes com certa coisas, ate certo ponto.
Tenha empatia, coloque-se no lugar do outro antes de ser intolerante. Não são só as culturas que são diferentes, todas as pessoas também são. Neste caso, a tolerância deve ser mais do que indiferença. Por isso, é importante ser tolerante também quando há um problema.
Os valores humanos são as características que nos diferenciam do restante dos seres vivos e estão relacionados, principalmente, à dignidade e à moral. Alguns exemplos incluem, honestidade, respeito, responsabilidade, tolerância e humildade.