crossorigin="anonymous">
Quando falamos de relacionamento interpessoal no trabalho entendemos a união de vários indivíduos dentro do ambiente corporativo. É comum que essa relação se desenvolva entre profissionais que trabalhem em uma mesma organização ou façam parte de um mesmo time.
Que é relativo a ou implica uma relação entre duas ou mais pessoas (ex.: violência interpessoal).
Interpessoal – adjectivo. Significa relativo a uma comunicação, ou uma relação, que se estabelece entre duas ou mais pessoas. Intrapessoal – não se encontra dicionarizado. O prefixo intra- exprime a noção de «interior».
No viés profissional, o relacionamento interpessoal é a forma como os colegas de trabalho se relacionam. Manter bons relacionamentos profissionais é imprescindível para o sucesso na carreira de qualquer profissional, já que são eles que geram um networking de qualidade e contribuem para um clima positivo na equipe.
O relacionamento interpessoal no ambiente de trabalho implica numa relação social de profissionalismo e cooperação entre pessoas, ou seja, um conjunto de normas e atitudes comportamentais que orientem as interações profissionais entre os membros de uma organização ou equipe.
Procure se autoconhecer O primeiro passo para ter um bom relacionamento com outras pessoas é ter um bom relacionamento com si mesma. É importante se autoconhecer, entendendo, assim, seus hábitos, gostos e preferências. Dessa forma, fica mais fácil saber quais são seus limites dentro de uma relação interpessoal.
É da natureza do ser humano se relacionar e, quanto melhores e mais positivas forem essas relações, maiores serão as chances de construirmos conexões verdadeiras com as pessoas com quem convivemos. Para isso, elementos como empatia e respeito são fundamentais.
A falta de comunicação e os problemas entre indivíduos se sobrepõem a um objetivo comum e a empresa perde em resultados. Portanto, ao investir no relacionamento interpessoal na empresa, você ajudará o seu time a ter o ambiente mais propício para atingir o melhor resultado. Desse modo, todos saem ganhando.
No curso Relações Interpessoais no Trabalho você compreende aspectos da psicologia humana e sua variações. Compare padrões de personalidade e inteligência emocional para solucionar conflitos, motivar pessoas e adquirir novos resultados.
São instrumentos práticos para o participante mudar atitudes que fazem diferença em sua interação e desempenho profissional. A metodologia do curso permite a avaliação e construção de novas ideias sobre comunicação, relacionamento e feedback.
Para que a comunicação interpessoal seja satisfatória, um elemento de extrema importância é a empatia. Muitos fatores dificultam a empatia entre o emissor e o receptor entre elas: Julgar os outro a partir dos nossos valores; Postura hostil; Diferenças pessoais.
5 dicas para melhorar as relações interpessoais no trabalho
O professor em sala de aula pode e deve estabelecer um diálogo com seus alunos, é claro que com ordem e respeito, pois desta maneira o aluno se sente motivado, além do que é uma ótima oportunidade de conhecer o aluno, entender suas dificuldades, seus sentimentos, problemas, etc.
Como são as relações interpessoais no ambiente de trabalho?
As relações interpessoais têm grande importância dentro do contexto do trabalho da enfermagem, pois o grupo necessita agir com respeito às diferenças, a fim de desenvolver um trabalho em equipe satisfatório3.
Quais as maiores diferenças entre eles? Enquanto o relacionamento intrapessoal diz respeito à comunicação interna do indivíduo, o relacionamento interpessoal corresponde à maneira com que nos relacionamos com o próximo, sejam membros da família, amigos e colegas de trabalho.
De acordo com a Psicologia e a Sociologia, podemos definir Relacionamento Interpessoal como a ligação, conexão ou vínculo entre duas ou mais pessoas dentro de um determinado contexto. Este, por sua vez, pode ser o ambiente de trabalho, familiar, social, religioso, amoroso ou educacional, por exemplo.
O vínculo afetivo como uma forma de se relacionar com o outro na perspectiva de manter-se ligado emocional e/ou comportamentalmente, apresenta-se na relação cuidador e criança como um meio de subsistência e manutenção de um ambiente adequado para o desenvolvimento maturacional sadio desta última.
O relacionamento interpessoal enfermeiro-paciente se dá por base na comunicação de quem cuida e de quem é cuidado, aproximando-os de forma que o enfermeiro possa compreender a experiência do paciente tendo uma visão holística acerca do atendimento no processo saúde-doença.
O vinculo é a relação pessoal estreita e duradoura entre o profissional de saúde e o paciente, permitindo, com o passar do tempo, que os laços criados se estreitem e os mesmos se conheçam cada vez mais, facilitando a continuidade do tratamento, e consequentemente evitando consultas e internações desnecessárias.
A comunicação entre os profissionais da área da saúde deve ser precisa, completa, sem ambiguidade, oportuna e compreendida por todos. Dessa forma, as instituições de saúde reduzem a ocorrência de erros, resultando na melhoria da segurança do paciente.