A Permissão de Entrada e Trabalho (PET) é um documento escrito obrigatório para execução de trabalho em áreas de risco controladas.
A autorização é entregue pelo colaborador ao seu supervisor, antes da execução de qualquer trabalho. A permissão serve não apenas para a segurança do funcionário, mas também para esclarecer dúvidas possíveis sobre todas as etapas do trabalho.
Emissão da PET (Permissão de Entrada e Trabalho) Entregando uma cópia a 1 (um) dos trabalhadores autorizados e outra ao vigia (trabalhador designado para permanecer fora do espaço confinado e que é responsável pelo acompanhamento, comunicação e ordem de abandono para os trabalhadores).
O preenchimento deve ser feito pelo supervisor de entrada, que tem a capacitação para emitir a PET antes do início das atividades, além de executar os testes, conferir os equipamentos e verificar os procedimentos contidos no documento.
De acordo com a NR 33 a emissão da Permissão de Entrada de Trabalho deve ser feita pelo supervisor ou pela empresa contratante antes de iniciar a execução das atividades. ... A PET precisa ser encerrada após a finalização das operações, quando ocorrer algum imprevisto, ou em casos de pausas ou interrupções dos trabalhos.
Além das quedas, queimaduras, choques elétricos, intoxicações e deficiência de oxigênio, os espaços confinados também apresentam riscos de incêndios e explosões, tanto de gases e vapores como de poeiras.
Para um colaborador que atua em um espaço confinado, os seguintes EPIs são essenciais:
Já o supervisor de espaço confinado, tem como tarefa elaborar e assinar a permissão de entrada (PET) para assim, poder permitir que a entrada dos trabalhadores seja segura nestes espaços. O supervisor de entrada pode desempenhar a função de vigia, caso seja necessário.
Já a PT apresenta validade, sendo essa definida por norma. A PT é válida para cada entrada e trabalho. Caso seja necessário interromper e começar novamente, deve ser emitida uma nova PT.
10 dias
O ideal de uma boa PT é ser elaborada com temas específicos. Ex.: Trabalhos em altura, trabalhos a quente, espaço confinado, movimentação de cargas e assim por diante. Colocar um tema na PT visa direcionar e focar a atenção na atividade que será executada e nos riscos pontuais envolvidos.
Como a APR tem finalidade preventiva, ela deve ser realizada no início de um projeto de uma nova tarefa ou na implementação de um processo, sobretudo nas atividades em que as normas regulamentadoras estabelecem sua obrigatoriedade — por exemplo, nos trabalhos em alturas, em espaços confinados, em instalações e serviços ...
APR significa Análise Preliminar de Riscos e consiste em uma ferramenta que identifica possíveis riscos no local de trabalho e cria estratégias e alternativas para evita-los. Para isso, a APR faz uma análise de cada etapa das atividades exercidas dentro de uma empresa e encontra os erros que costumam acontecer.
3 passos para fazer uma Análise de Risco e atender a NR12
A sigla APR significa Análise Preliminar de Riscos. Ela consiste em um estudo prévio e detalhado da atividade que se deseja realizar. Visando, assim, prever possíveis riscos e evitar acidentes ocupacionais. Essa análise deve ser realizada antes de iniciar qualquer nova tarefa.
A Análise Preliminar de Risco (APR) está presente na NR10 como um dos itens que tratam das medidas de controle. O item 10.
Ambos os documentos/formulários são relativos à segurança do trabalho, a grande diferença é que enquanto a APR visa levantar os riscos da atividade, a PT visa permitir o trabalho em área de risco para pessoas autorizadas por tempo determinado.
Entre os principais objetivos da Análise Preliminar de Risco (APR) estão: ... Orientar colaboradores sobre riscos existentes em suas atividades; Estabelecer procedimentos seguros; Prevenir a ocorrência de acidentes e concretização de ameaças a segurança.
A APR deve sempre ser elaborada pelos profissionais do setor de segurança do trabalho com a ajuda dos funcionários que exercem as atividades que devem ser analisadas, a fim de obter o máximo possível de informações sobre as atividades e seus possíveis riscos.
Em relação a quem pode emitir a Permissão de Trabalho – PT, geralmente, são os empregados pertencentes ao SESMT e/ou ao corpo de bombeiros da empresa, quando houver.
O que é Análise Preliminar de Risco? A APR visa identificar e mensurar os riscos que certo ambiente de trabalho apresenta para os colaboradores. Deste modo, essa ferramenta funciona como uma medida preventiva, ou seja, prioriza a antecipação dos riscos.
A análise de riscos é um estudo técnico que visa identificar e analisar os possíveis riscos presentes no ambiente das empresas, considerando seus Objetivos, Controles Internos e Processos Operacionais, independente da sua atividade e porte.