Se houver muito sangue presente na urina, o sangue pode formar um coágulo. O coágulo pode bloquear completamente o fluxo de urina, causando dor extrema repentina e incapacidade de urinar. Sangramento grave o suficiente para formar um coágulo normalmente é causado por um ferimento nas vias urinárias.
Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.
Hematúria é definida como a presença anormal de eritrócitos (glóbulos vermelhos) na urina. A hematúria pode ser macroscópica, ou seja, visível a olho nu, ou microscópica, ou seja, apenas detectada com um análise de urina.
A hematúria pode ter origem em qualquer ponto do trato urinário, incluindo rins, ureter, bexiga, próstata ou uretra. Algumas causas de sangramento urinário são: Câncer renal.
A presença de sangue na urina está normalmente relacionada com problemas nos rins ou no trato urinário, no entanto também pode acontecer devido à prática excessiva de atividade física, não sendo preocupante caso dure menos de 24 horas.
O que causa infecção urinária Estas bactérias podem entrar pela uretra causando sintomas como dor no abdômen, ardência e urgência para urinar, e quando continuam subindo, chegado até a bexiga e os rins, surgem sintomas como febre ou calafrios, além de gotas de sangue na urina.
A dor ou ardência ao urinar pode indicar problemas urinários, tais como infecção por fungos, infecções sexualmente transmissíveis ou alergia a algum produto. Por isso, é importante consultar um médico quando essa ardência se mantém por mais de 2 ou 3 dias.
Sintomas de Infecção urinária
É o exame mais adotado para realizar o diagnóstico da patologia; Urocultura ou cultura da urina. As bactérias presentes na urina do paciente são cultivada em laboratório, por aproximadamente três dias. O exame ajuda a identificar qual a bactéria causadora da infecção e o medicamento correto para tratá-la.
Os principais sintomas da infecção renal são:
Sintomas característicos
Como diagnosticar o cálculo renal?
A Urina tipo 1 é um exame de fácil coleta e fornece informações valiosas sobre a saúde dos rins e do corpo também. Idealmente deve ser coletada durante a primeira urina da manhã, desprezando-se o primeiro jato, mas pode também ser coletada em outros horários.
No entanto, para aliviar os sintomas, enquanto ainda não há um diagnóstico conclusivo, o médico pode recomendar remédios de farmácia, como por exemplo:
Durante a crise, pode ser feita uma compressa com bolsa de água quente na região dolorida, o que ajuda a dilatar os canais urinários para a passagem do cálculo. Relaxar e descansar é fundamental neste período.