São mais frequentes em crianças menores de cinco anos ou em adultos com mais de 30 anos. As complicações mais graves incluem cegueira, encefalite (infecção acompanhada de edema cerebral), diarreia grave (que pode provocar desidratação), infecções no ouvido ou infecções respiratórias graves, como pneumonia.
4 - A primeira descrição reconhecível do sarampo é atribuída ao médico árabe Ibn Razi (860-932) (conhecido como Rhazes na Europa). O vírus foi isolado apenas em 1954, e a vacina foi desenvolvida em 1963. Recentemente (2007 e 2011) ocorreram surtos por vários países da Europa, em Israel e no Canadá.
Resposta: A vacinação contra o sarampo resultou em uma queda de 80% no número de mortes por sarampo entre 2000 e 2017 no mundo. Em 2017, 85% das crianças do mundo receberam uma dose da vacina contra o sarampo no primeiro ano de vida por meio de serviços de saúde – no ano 2000 foram 72%.
As crianças adquirem a infecção pelo sarampo ao inalar gotículas transportadas pelo ar expelidas na tosse de uma pessoa infectada. Aproximadamente 90% das pessoas que não têm imunidade contra o sarampo desenvolvem a doença depois de serem expostas a uma pessoa com sarampo.
A transmissão ocorre diretamente, de pessoa a pessoa, geralmente por tosse, espirros, fala ou respiração, por isso a facilidade de contágio da doença.
A doença é causada pelo vírus do sarampo, do gênero Morbillivirus (MV), transmitido pela via respiratória. Os seres humanos são os únicos infectados por esse gênero do vírus.
O sarampo é uma doença infectocontagiosa causada por um vírus pertencente à família Paramixoviridae e ao gênero Morbillivirus. Essa doença é transmitida de pessoa para pessoa, e nos últimos anos tem sido observado o aumento do número de casos dela em todo o mundo.
O agente causador do sarampo é um vírus que pertence à família Paramyxoviridae e gênero Morbillivirus. O sarampo é uma doença causada por um vírus.
Todo indivíduo suspeito com história de viagem para locais com circulação do vírus do sarampo, nos últimos 30 dias, ou de contato, no mesmo período, com alguém que viajou para local com circulação viral. Todo caso suspeito comprovado como um caso de sarampo a partir de, pelo menos, um dos critérios a seguir.
Durante o atendimento de casos de sarampo, o profissional deve obedecer às recomendações de precaução respiratória por aerossol. Deve utilizar máscaras N-95 e sempre verificar se as mesmas estão bem ajustadas e sem dobras.
Sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.
O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada pelo vírus do sarampo. O vírus do sarampo reside no muco do nariz e da garganta da pessoa contaminada. Quando ela espirra ou tosse, isso faz com que gotículas sejam lançadas no ar. O vírus contido nas gotículas pode permanecer ativo nas superfícies por até duas horas.