O nevo azul é semelhante a uma verruga e se desenvolve devido ao acúmulo, no mesmo local, de vários melanócitos, que são as células da pele responsáveis pela cor mais escura.
Ta mbém chamadas de lentigo solar ou “mancha senil”, as melanoses solares são lesões benignas que surgem em áreas expostas cronicamente ao sol. A radiação ultravioleta induz o aumento de melanócitos (célula que produz o pigmento que dá a cor à pele) e a sua atividade, produzindo as manchas.
aumento na quantidade de melanina (ou de melanócitos) nas camadas basal e parabasal do epitélio estratificado escamoso. A melanina também pode ser observada livre ou no interior de melanófagos, dentro do tecido conjuntivo subepitelial. Normalmente não são observadas cristas epiteliais alongadas.
A retirada de pintas é considerada uma microcirurgia, que não causa nenhum tipo de dor e totalmente segura. O procedimento é realizado através de uma anestesia local. Em seguida, o médico realiza um pequeno corte ao redor de toda a pinta que será retirada com o uso de um bisturi.
Pacientes com manchas ou pintas na pele procuram um dermatologista ou um cirurgião plástico especializado. A retirada delas pode ser realizada por qualquer um dos profissionais ou mesmo por um cirurgião geral.
O método mais usado é o “shaving”, no qual, após anestesia local (injeção ou pomada anestésica, dependendo do seu tamanho) é feita a retirada com lâmina ou tesoura delicada, seguida de cauterização para estancar o sangramento. Também podem ser retirados com bisturi elétrico ou com crioterapia (nitrogênio líquido).
Uma vez que se trata de uma lesão benigna, a técnica dermatológica mais comum é a técnica de corte. É um procedimento simples, feito em consultório, que não necessita de pontos. É dada uma anestesia local e utilizado um laser ou bisturi que corta o fibroma pela base e fica automaticamente coagulado.
Saúde e bem estar Apesar de assustador, o fibroma é um tumor benigno que pode crescer em qualquer lugar onde haja tecido conjuntivo. Muito comum no útero, onde recebe também a denominação de fibromioma, cresce nas paredes musculares desse órgão, no seu interior ou projetando-se para fora.