O estudo por trás da festa junina pode ser trabalhado de várias maneiras e em diversas disciplinas — como Arte, Educação Física, Ensino Religioso, História e Literatura — com o objetivo de desenvolver as competências do aluno.
Faça um projeto interdisciplinar da Festa Junina na escola Sempre que possível, é importante realizar projetos em que professores de diversas disciplinas possam trabalhar em conjunto. No caso de uma festa junina na escola, Educação Física, Arte, Língua Portuguesa e História podem trabalhar de forma mais direta.
Assim como os salgadinhos, os doces também não podem faltar na mesa da festa junina infantil. Chame alguns amigos e faça você mesmo estas delícias em casa. Confira e cuidado para não babar!...O que servir
Escolha um ambiente para compartilhamento do registro e, se sentir adequado organize uma roda de conversa virtual com os estudantes para conversarem sobre a atividade. Peça que os estudantes escrevam um correio elegante virtual para um de seus colegas e envie ao cerimonialista escolhido pela turma.
Sim, é possível fazer uma festa junina econômica colocando a mão na massa e aproveitando muita coisa que você tem em casa mesmo....Quentão
É só baixar, imprimir e brincar!
Brincadeiras para animar o mês de São João
Você deve avisar se é mensagem anônima, secreta, ou se você se identifica. Diga quem é o “alvo” (a pessoa que vai receber o Correio Elegante). O alvo pode decidir se vai responder ou não. A resposta pode vir por mensagem ou pode ser publicada na comunidade pelo próprio alvo.
Segundo José Luiz Ribeiro, a quadrilha, que é a principal brincadeira da festa junina, surgiu no século XVIII e vem sofrendo adaptações ao longo dos anos. “Atualmente nós temos uma representação dramática dos personagens. Normalmente é o pai da noiva obrigando o noivo a casar, um padre cômico e a noiva grávida.
Pescaria. A pescaria é uma das brincadeiras mais conhecidas e tradicionais de uma festa junina. A princípio é uma brincadeira simples, a brincadeira é bastante divertida e consiste em pescar peixes numerados dentro de uma piscina cheia de água ou um recipiente grande com areia.
e) Como era o correio elegante na festa junina da crônica? Era feito apenas com versos de oração.
Decoração de Festa Junina Simples e Barata
As comidas de festa junina são tudo de bom, não é mesmo? Bolo, cachorro quente, quentão, maçã do amor, pamonha…...E falando em comidas, chegou a hora de conferir os pratos típicos da região:
Por que realizar uma festa junina na escola Além disso, a festa junina contribui para desenvolver habilidades socioemocionais nas crianças. Ao possibilitar a integração entre os alunos, essa festividade estimula competências importantes para a sociabilização, como a cooperação, a paciência e o respeito.
A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.
A origem da celebração no Brasil une jesuítas portugueses, costumes indígenas e caipiras, celebrando santos católicos e pratos com alimentos nativos. As festas juninas homenageiam três santos católicos: Santo Antônio (no dia 13 de junho), São João Batista (dia 24) e São Pedro (dia 29).
As festas juninas transformam as cidades nordestinas e o espírito dos moradores que sentem uma atração e afinidade pela festa. As festas juninas são importantes para o comércio e o turismo do Nordeste. Além do valor da tradição, a venda e consumo de produtos e comidas típicos crescem bastante nessa época do ano.
Os festejos juninos no nordeste brasileiro são regados de danças típicas, como as quadrinhas, que reúnem centenas de pessoas em compassos sincronizados e muito divertidos. Os únicos estilos musicais que predominam durante as festas são o forró, o sertanejo universitário e o cabrueira.
A indumentária tradicional para os homens é o matuto, camisa quadriculada, calça remendada com panos coloridos e chapéu de palha; para as mulheres o vestido colorido de chita é ornamentado com muitas fitas, flores e belos chapéus de palha, com jeitinho de caipira.
Resposta. Trata da cultura regional, do folclore. É através do mesmo que a região explora entrada de valores e assim fortalecer a economia regional.
A cultura da região Nordeste é muito conhecida pelo seu aspecto cultural forte e marcante. É de lá que vem as características do nosso “jeitinho brasileiro”. As comidas típicas, a dança, as músicas, as paisagens mais bonitas de todo o país, e, claro, todo o sotaque e a malemolência deste povo que nos representa.
A região nordeste recebe uma grande carga de cultura africana, as danças regionais mais conhecidas e comuns desta região são: o Axé, a dança de terreiro, candomblé, xaxado, ciranda, maracatu, dança de São Gonçalo, samba de roda, bailão, pagode de Amarantes, cavalo piancó, maculelê e o famoso frevo que possui ...
Com roupas tipicas nordestinas e com roupas normais como todos nos não existe um padrão de roupa para um nordestino usar . no maximo um chapeu de palha . mais nada de muito diferente do que voce veste.
Outro ícone da cultura do nordeste é o vestuário tradicional das baianas. Essa roupa é vista entre as vendedoras de acarajés e também nos terreiros de candomblé. Essas roupas apresentam bordados, detalhes coloridos, saias sem roda ou saias de brocado, batas, ojás na cabeça e fio-de-contas como acessórios.
Frevo, uma dança típica do carnaval de Pernambuco Nas cidades de Olinda e Recife é possível ver as roupas tradicionais dos dançarinos de frevo, como a famosa sombrinha colorida, a camisa justa ou amarrada, a calça de algodão fino, as saias femininas, os shorts sumários e os acessórios coloridos.
Resposta. As roupas sergipanas é marcada por muitas cores,cotes,decotes. Os vestidos são longos,rodados,as mulheres principalmente usam e abusam de acessórios ,colares,aneis,bringos,passadeiras,lacinhos de fitas,etc.
As principais manifestações que influenciam a cultura e as vestimentas da região sudeste são o samba, o sertanejo, os congados, reisados, lundus e a música caipira. As roupas típicas da região sudeste contam com o traje caipira/cowboy, presente nas festas de rodeio.
Na música popular nordestina, destacam-se ritmos, tais como: o coco, o xaxado, o samba de roda, o baião, o xote, o forró, o axé, o frevo... ...
Geralmente, dançarinos de frevo utilizam uma camisa curta, simples e justa ou amarrada na altura da cintura; calça colada em tamanhos variados, estampadas em cores fortes. Já as dançarinas vestem short com babados ou mini-saias.
Além disso, outros passos como ferrolho que utiliza basicamente as pernas, a tesoura que se utiliza das pernas e dos braços e a dobradiça que também se utiliza das pernas e dos braços, caracterizam, então as pernas e os braços como os membros principais utilizados no frevo.