Imunógenos: Os imunógenos são aqueles antígenos que podem desencadear uma resposta do sistema imune. ... Haptenos: São moléculas que reagem com anticorpos, contudo, não são capazes, sozinhas, de desencadear uma resposta imunológica.
O termo antígeno ou imunógeno, significa toda espécie molecular de origem biologia isolada ou constituída por uma célula, vírus, liquido biológicos ou sintética que quando introduzida em um organismo vertebrado (chamado hospedeiro ou receptor) é capaz de produzir uma reação imune.
A parte de um antígeno que está diretamente envolvida na interação antígeno-receptor (pequena parte do antígeno) é chamada de determinante antigênico ou epítopo. Um antígeno pode ter numerosos epítopos que podem ser iguais (epítopos repetidos).
Assim, o sistema imunológico reconhece os antígenos estranhos, reagindo contra eles. Nessa situação, o antígeno pode ser denominado imunógeno. Caso o antígeno seja reconhecido como próprio, não haverá resposta imune da célula efetora, e diz-se que há tolerância imunológica.
O Antigeno é uma substância que ao ser introduzida no organismo é capaz de produzir anticorpos, isso é necessário para ajudar nosso sistema imunológico a combater determinada doença que o organismo esteja sofrendo.
substantivo feminino Qualidade da substância capaz de estimular a produção de anticorpos; condição de antígeno. Etimologia (origem da palavra antigenicidade). Antigênico + idade.
Os anticorpos são proteínas produzidas por nossas células de defesa que impedem que organismos patogênicos desencadeiem danos ao organismo. Eles são produzidos por um tipo especial de leucócito, o linfócito B (plasmócito, quando maduros), que é produzido pela medula óssea e distribuído pelo corpo via sistema linfático.
Confira os principais exemplos.