crossorigin="anonymous">
Os elementos que recebem o nome de metais alcalinoterrosos são aqueles que pertencem à família 2 ou IIA, da Tabela Periódica. Tal grupo compreende os seguintes elementos químicos: Be (Berílio), Mg (Magnésio), Ca (Cálcio), Sr (Estrôncio), Ba (Bário) e Rádio (Ra).
Os metais alcalinos terrosos fazem parte da família IIA ou do grupo 2 da Tabela Periódica. Receberam esse nome porque suas terras, que é o antigo nome dos óxidos, são básicas, ou seja, alcalinas.
O berílio e o magnésio, por causa das suas respectivas energias de ionização, apresentam os valores mais altos de potenciais de redução (assim, os menores potencias de oxidação) do grupo 2A. Ao passo que os potenciais dos outros metais, são equiparáveis com os alcalinos.
Metal alcalinoterroso
Os metais alcalinos são elementos químicos do grupo 1 da tabela periódica com propriedades similares. O grupo é formado pelos seguintes metais: lítio (Li), sódio (Na), potássio (K) , rubídio (Rb), césio (Cs) e frâncio (Fr).
Os metais alcalino-terrosos integram a família 2A dos elementos químicos na tabela periódica, sendo considerados elementos com propriedades básicas, também denominadas de alcalinas. Os seis metais deste grupo são Berílio (Be), Magnésio (Mg), Cálcio (Ca), Estrôncio (Sr), Bário (Ba) e Rádio (Ra).
apresentam raio atômico menor do que os metais alcalinos (IA), ou seja, seus átomos são menores; apresentam energia de ionização maior do que os metais alcalinos; possuem pontos de fusão e ebulição maiores do que os metais alcalinos; ... são menos reativos do que os metais alcalinos.
Metais alcalino-terrosos (família 2 ou IIA): NOX igual a +2; Zinco: NOX igual a+2; Prata: NOX igual a +1; Alumínio: NOX igual a +3.