Perguntas sobre a empresa ou o entrevistador
Como abordar candidatos pró-activamente
10 coisas que não deve dizer na entrevista de emprego
6 ideias criativas para elaborar uma entrevista de emprego
O primeiro passo para uma entrevista de sucesso é o planejamento, que deve começar bem antes das perguntas de fato serem feitas. Escolha um tema relevante e inovador para o seu público, identificando o melhor enfoque para abordá-lo e as pessoas ideais a serem entrevistadas.
7 tipos de entrevista de emprego
Entrevista Comportamental: 5 dicas para acertar com o candidato
A entrevista por competências é aquela em que o entrevistador pede que o candidato conte situações reais por que já passou que possam mostrar como ele fez para atingir uma meta desafiadora ou resolver um problema de comunicação, por exemplo.
Pode-se dizer que a entrevista comportamental com foco em competências é uma investigação de competências no repertório comportamental do avaliado. Neste modelo de entrevistas, usam-se perguntas situacionais, isto é, perguntas relacionadas a situações onde o avaliado tinha necessidade de usar a competência investigada.
O objetivo do recrutamento e seleção por competências é investigar comportamentos recorrentes em candidatos, a exemplo da postura apresentada em desafios profissionais anteriores, sua visão do futuro, entre outros pontos considerados importantes para o cargo.
O principal objetivo da entrevista técnica é verificar se o candidato possui os conhecimentos e habilidades requeridos pelo cargo.
A melhor de forma de se preparar para esse tipo de entrevista é analisar quais foram suas melhores experiências, os projetos mais significativos de que você já participou, as situações mais difíceis que você já vivenciou, os maiores desafios que você já superou e o trabalho que te deu mais satisfação.
A principal diferença entre uma seleção por competências e uma seleção tradicional é a maneira como o processo seletivo é realizado. Na seleção por competências, o recrutador não analisa apenas o perfil comportamental (atitudes), mas também os conhecimentos e habilidades, ou seja, todas as competências do candidato.
Coloque questões abordando as seguintes temáticas:
A entrevista estruturada é uma estratégia de recrutamento e seleção baseada em um roteiro de perguntas estabelecidas previamente pela empresa. Os processos de recrutamento e seleção de funcionários são fundamentais para as empresas atualmente.
É o tipo de entrevista feita baseando-se em um roteiro preestabelecido, que contém perguntas genéricas para todo os participantes. As questões precisam ser criadas de acordo com as características e demandas da vaga que está sendo disputada, para que seja possível fazer uma avaliação adequada de cada candidato.
A entrevista não-estruturada - aquela em que é deixado ao entrevistado decidir-se pela forma de construir a resposta - tem sido cada vez mais utilizada na pesquisa de administração. ... A intenção é oferecer mais uma alternativa à prática de pesquisa acadêmica.
estruturada: há um planejamento das perguntas, que devem ser seguidas em uma única ordem; semiestruturada: há um roteiro prévio das perguntas, mas elas podem sofrer modificações (ou inversões) no decorrer da entrevista.
Diferentemente da entrevista estruturada, a não estruturada não segue um padrão, ou seja, não existem perguntas pré determinadas. Entretanto, o entrevistador pode escolher abordar temas, como experiências profissionais, interesses pessoais, formação acadêmica, entre outros temas mais específicos.
Entrevistas padronizadas A entrevista padronizada é feita com o auxílio de questionários ou de listas de perguntas, e geralmente abrangem um número muito grande de entrevistados, para o que a própria padronização das perguntas irá auxiliar na tabulação das respostas.
Este tipo de entrevista baseia-se em perguntas não estabelecidas anteriormente, mas que ainda podem ser planejadas pelo entrevistador de forma autônoma. Na entrevista não-estruturada, é importante que as perguntas sejam abertas, que estimulem o candidato a responder de forma livre, e não com apenas sim ou não.
“Entrevista não dirigida: entrevista em que o candidato tem o máximo de liberdade para encaminhar a discussão enquanto o entrevistador evita cuidadosamente influir em seus comentários”.
a) Entrevista Informal (livre ou não-estruturada) – É o tipo menos estruturado, e só se distingue da simples conversação porque tem como objetivo básico a coleta de dados. ... O entrevistador faz poucas perguntas diretas e deixa o entrevistado falar livremente à medida que se refere às pautas assimiladas.
Um questionário semiestruturado apresenta questões abertas, ou seja, em que o entrevistado pode responder livremente e, também, questões fechadas, aquelas que apresentam respostas pré-definidas.