Somente a partir dos anos 90 do século XX, surge o conceito de domínios de membrana. Estes domínios são regiões com características estruturais próprias, distintas do restante da membrana, e que apresentam particularidades funcionais. As balsas lipídicas são um exemplo de um domínio de membrana.
A membrana plasmática é quem controla o que entra e o que sai da célula, sendo ela a responsável por tudo o que entra e tudo o que sai, possui aderida em si, proteínas que servem para o reconhecimento de substâncias que entram na célula.
Não é que a célula seja ávida por íon sódio, é o gradiente eletroquímico que aumenta a tendência dos íons sódio a entrarem na célula, uma vez que no meio extracelular a concentração de sódio é maior que no meio intracelular, além disso, como dito no vídeo, o meio extracelular é mais positivo que o meio intracelular o ...
O gradiente osmótico é a diferença na concentração entre duas soluções em ambos os lados de uma membrana semipermeável e é usado para diferenciar as porcentagens da concentração de uma partícula específica dissolvida em uma solução.
Tipos de transporte ativo
Podemos classificar o transporte através da membrana analisando-se o gasto de energia que uma célula apresenta ao transportar uma substância. Aquele transporte em que não há gasto de energia é chamado de passivo, e aquele que apresenta gasto de energia é chamado de ativo.