Como falamos anteriormente, alguns dentes não conseguem “escapar” da gengiva, sendo classificados como dentes inclusos ou semi-inclusos, quando apenas uma parte do dente sai.
Dente irrompido é a mesma coisa que incluso, ou seja, são dentes que ainda não “nasceram”. Normalmente, ele está preso na gengiva e por conta do apinhamento ou da falta de espaço no osso, ele não consegue irromper.
Os dentes considerados de menor dificuldade cirúrgica são aqueles com posição mesioangular, classe I-A. Os de maior dificuldade cirúrgica são aqueles com posição distoangular, classe III-C. Leva em consideração a angulação do longo eixo do terceiro molar em relação ao longo eixo do segundo molar adjacente.
Depois de executar criteriosamente todas as etapas acima, só nos resta esperar! Normalmente os caninos impactados aparecem na cavidade bucal após 6 a 12 meses. Enquanto isso, controles radiográficos serão necessários para acompanhar a trajetória desse dentes em direção à cavidade bucal.
O tracionamento ortodôntico nos caninos é um procedimento que soluciona a posição do dente, colocando-o no lugar correto na arcada. Para isso, é colado o acessório ortodôntico, sendo este o bráquete ou botão, no dente canino incluso e no posterior, com ajuda do fio.
Os laterais superiores (9 a 13 meses) surgem antes dos laterais inferiores (10 a 13 meses), e caem entre os 7 e os 8 anos de idade. Ao lado dos incisivos laterais, estão os caninos, e os superiores (16 a 22 meses) irrompem antes dos inferiores (17 a 23 meses). Esses dentes caem entre os 9 e os 12 anos de idade.
Em torno dos 15 meses de vida, saem os primeiros molares superiores; a seguir, os inferiores; depois, os caninos; e, aos 18 meses, os segundos molares inferiores, seguidos pelos segundos molares superiores, aos 24 meses.
Quando nascem os primeiros dentinhos do bebê? Não existe idade certa, mas, geralmente, eles começam a surgir a partir dos 6 meses de vida. O mais comum é que nasçam, primeiro, os dentes do meio da boca, chamados de incisivos centrais, depois os incisivos laterais e, por último, caninos e molares.
Normalmente, os primeiros dentes de leite de um bebê começam a aparecer entre os seis e 15 primeiros meses de vida.
Dente nascendo sintomas: sintomas da dentição
Estimular a gengiva com alimentos que precisam da mastigação, como frutas, brócolis e outros vegetais bem cozidos, facilita muito a erupção dos dentes. Além disso, quando o dente rasga, a gengiva pode inflamar, deixando o bebê irritado, e esses alimentos podem ajudar e tornar esse momento menos doloroso.
Os dentes da frente são os primeiros a irromper. Por serem os dentes incisivos, eles irrompem bem facilmente. Por volta de 1 ano, começam a nascer os molares e, por causa do seu tamanho, são mais doloridos. Em seguida, surgem os caninos.
A estimativa é de que um em cada 2.
As dicas a seguir podem reduzir o desconforto:
7 formas de aliviar a dor de nascimento dos dentes
Até os três anos, todos os vinte dentes de leite do seu bebê já deverão ter nascido. Esta dentição dura até os seis anos: neste período, os dentes de leite começam a cair e são substituídos pelos definitivos.
A primeira coisa a fazer quando o dente da criança não nasce é procurar um odontopediatra, somente este profissional é capacitado para realizar a avaliação e posteriormente o tratamento.
Com o dedo limpo, esfregue a gengiva do bebe na região onde o dente está nascendo, isto trará alivio. Salivação excessiva é parte do processo de rompimento da gengiva pelos dentes. Para evitar a irritação da pele, mantenha um pano limpo à mão para secar o queixo de seu bebê.
Camomilina® C deve ser utilizada em crianças na fase de primeira dentição. Administrar 1 cápsula a cada aplicação, duas vezes ao dia ou a critério médico. A cápsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser administrado diretamente na área afetada da gengiva.
Duas tomadas ao dia ou a critério médico. A cápsula não deve ser ingerida. Ela deve ser aberta cuidadosamente e o seu conteúdo deve ser misturado na água, leite, suco, frutas amassadas ou qualquer outro alimento e administrado à criança logo após sua mistura. A dose máxima diária de Camomilina® C é de 4 cápsulas.
Como o Camomilina C funciona? A associação dos componentes de Camomilina® C faz com que ela apresente uma ação de alívio na fase da primeira dentição. A camomila tem sido utilizada para o tratamento de várias condições, incluindo inflamações na boca, gengiva e desconforto durante a erupção da dentição primária.
Via oral.
Como usar o Camilia? A dose habitual é uma uni-dose de 2 a 3 vezes por dia. O tratamento não deve exceder os 3 dias. Na persistência dos sintomas um médico pediatra deverá ser consultado.