Os tecidos conjuntivos especializados são o tecido cartilagíneo e o tecido ósseo. O tecido cartilagíneo ou cartilagem é um tecido conjuntivo muito resistente às trações. A sua matriz é sólida, mas séctil. A cartilagem hialina, a cartilagem elástica e a fibrocartilagem são tipos de tecidos cartilagíneos.
Os tecidos são estruturas formadas por um conjunto constituído por células semelhantes, que atuam para desempenhar uma mesma função, e pela matriz extracelular. Eles não são encontrados isoladamente no nosso corpo, estando sempre associados uns aos outros, formando os órgãos e sistemas.
Como são formados os tecidos? Todos os tecidos presentes nos vertebrados adultos são formados a partir de três tipos de folhetos germinativos: endoderma, ectoderma e mesoderma. Cada um desses, durante o desenvolvimento embrionário, é responsável por uma genealogia de células especializadas quanto à forma e função.
Em geral, um órgão é formado por diferentes tipos de tecidos. Vários órgãos formam o corpo humano, entre eles, coração, pulmão, cérebro, estômago, intestino, fígado, pâncreas, rins, ossos, baço, olhos, etc.
A histologia é a ciência que estuda os tecidos do corpo humano. Os tecidos são formados por grupos de células de forma e função semelhantes. ... Abaixo de todo tecido epitelial, deve haver, obrigatoriamente, um tecido conjuntivo. O tecido muscular possui células especializadas para a contração.
Histologia significa a ciência que estuda os tecidos (origem grego-histos: rede ou tecido; logia: ramo de aprendizado). Por estabelecer o significado de aspectos microscópicos característicos de células e tecidos, os estudos histológicos elucidam as relações entre estrutura e função.
É um conjunto de várias células com funções e formatos iguais. Os tecidos do corpo humano são grupos de células com formato e funções parecidas. O principal objetivo dos tecidos do corpo humano é sustentar o corpo. A ciência responsável pelo estudo dos tecidos é a histologia.
Histologia é uma área biomédica que estuda os tecidos biológicos. Na biologia são estudados tecidos animais e de plantas (histologia animal e vegetal, respectivamente), analisando sua estrutura, origem e diferenciação.
A zoologia é a parte da Biologia que estuda os animais, um grupo de seres vivos eucariontes, heterotróficos e multicelulares. Zoologia (zoo = animal e logia = estudo) é a parte da Biologia que estuda os animais, ou seja, que se volta para os organismos pertencentes ao Reino Animalia.
Botânica é o estudo da fisiologia, morfologia, ecologia, evolução, anatomia, classificação, doenças, distribuição, dentre outros aspectos das plantas. Essa ciência foi reconhecida como tal em 1979, juntamente com os cursos de Biologia.
Os tecidos do corpo são coleções de células, agrupadas no corpo de acordo com a estrutura e função. Eles são separados em quatro categorias: muscular, nervoso, epitelial e conjuntivo.