Além disso, a superfície das células epiteliais pode conter especializações, como microvilosidades (pequenas projeções do citoplasma), cílios e flagelos. que aumentam a superfície de contato e facilitam a movimentação de partículas.
As células dos tecidos epiteliais mantêm-se aderidas umas às outras por meio de estruturas especializadas, genericamente chamadas junções celulares. Uma das mais importantes junções celulares é o desmossomo.
Como os epitelios são avasculares, sua nutrição e oxigenação ocorrem por difusão através da membrana basal, a partir dos vasos sanguíneos do tecido conjuntivo. Os epitelios são classificados de acordo com a forma das células, e o arranjo pelo qual elas se dispõem.
Os tecidos epiteliais não possuem vasos sanguíneos (avasculares). As trocas gasosas, água, nutrientes e produtos metabólicos nitrogenados, são feitas por “difusão” célula a célula, desde o tecido conjuntivo subjacente (vascularizado).
Os epitélios são inervados, recebendo terminações nervosas livres que formam uma rica rede intraepitelial. O tecido epitelial pode ser classificado em duas categorias: epitélio de revestimento e epitélio glandular.
Significa que ele possui nervos, o que permite ele receber ''mandar'' informações de um meio para o sistema nervoso.
Os tecidos do corpo humano são grupos de células com formato e funções parecidas. O principal objetivo dos tecidos do corpo humano é sustentar o corpo. A ciência responsável pelo estudo dos tecidos é a histologia.
A histologia (do grego histos= tecido ou teia) é o estudo da formação, estrutura e função dos tecidos biológicos. Os tecidos são grupos organizados de células que realizam funções específicas no organismo. Existem quatro tipos básicos de tecidos: tecido epitelial, tecido conjuntivo, tecido muscular e tecido nervoso.
Histologia significa a ciência que estuda os tecidos (origem grego-histos: rede ou tecido; logia: ramo de aprendizado). Por estabelecer o significado de aspectos microscópicos característicos de células e tecidos, os estudos histológicos elucidam as relações entre estrutura e função.
O principal objectivo da Histologia e Embriologia consiste na descrição da estrutura microscópica e submicroscópica dos tecidos e órgãos que constituem os organismos biológicos, bem como o seu desenvolvimento embrionário e pós-natal.
A embriologia é uma área da biologia que estuda o desenvolvimento embrionário dos organismos vivos, ou seja, o processo de formação do embrião a partir de uma única célula, o zigoto, que originará um novo ser vivo.
- Histologia - é a parte da Biologia que estudas os tecidos dos seres vivos, tanto os vegetais como também os animais. ... - Fisiologia - é o ramo da biologia que estuda as múltiplas funções mecânicas, físicas e bioquímicas nos seres vivos.
A fisiologia estuda as funções e funcionamento dos organismos vivos (animais, vegetais e bactérias) e abrange as partes físicas, orgânicas e bioquímicas, além de analisar/estudar as interações dos seres vivos e o meio ambiente.
Um fisiologista do exercício é um profissional de saúde que se especializa nos benefícios da saúde do corpo, ajudando os pacientes a obterem mais qualidade de vida, ou para tratar pacientes com uma condição médica através do exercício.