As primeiras são os vestígios de civilização material: monumentos, utensílios, vestígios arqueológicos etc., assim como os documentos de diversas espécies. As fontes imateriais são os vestígios que sobrevivem nas sociedades e que são detectáveis em suas tradições, costumes, lendas, ritos e folclore.
Sobre os tipos de fontes históricas citadas no texto, pode-se apontar que eles tratam-se dos vestígios, que podem ser ruínas, objetos e afins, bem como os documentos e os registros. ... Outros exemplos de fontes históricas são as obras de arte, monumentos, relatos ou mesmo memórias.
As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano. Os historiadores entendem atualmente que tudo que é produzido pelo ser humano pode ser considerado uma fonte histórica, portanto, não só o texto escrito deve ser entendido como tal.
Os historiadores usam várias fontes de informação para construir a sucessão de processos históricos, como, por exemplo, escritos, gravações, entrevistas (História oral) e achados arqueológicos. ... Os eventos anteriores aos registos escritos pertencem à Pré-história.
O conhecimento histórico é registrado, como vimos anteriormente, pelo historiador. O trabalho do historiador é interpretar os fatos históricos ou as experiências humanas com a ajuda dos registros e vestígios que foram deixados por um povo em um determinado local e tempo.
Resposta. Por documentos orais, escritos, imagens e objetos. Podem ser adquiridas em ruínas histórias, alguns lugares tombados, entre outros.
São formas de linguagem visual que utilizam imagens para representar determinado tema, importantes como fontes informativas de épocas, pessoas e das sociedades nas quais foram produzidas.
Resposta. Porque se obtém pontos de vista diversos, por exemplo, um mesmo tema pode ser analisado de diferentes formas.
INVESTIGAÇÃO DESCRITIVA, INVESTIGAÇÃO DOCUMENTAL, INVESTIGAÇÃO EMPÍRICA, INVESTIGAÇÃO BIBLIOGRÁFICA, INVESTIGAÇÃO METODOLÓGICA, INVESTIGAÇÃO DE CAMPO, ETC.
Resposta. Resposta: As fontes históricas são vestígios do passado que permitem que o historiador desenvolva sua pesquisa e responda questões referentes a elas. Com isso, fontes de natureza oral e material passam a ser consideradas tão importantes quanto documentos escritos para se compreender o passado.
Verificado por especialistas A - São construídos para manter os registros das fontes históricas bibliotecas especiais, museus, centros de pesquisa e restauração e mesmo arquivos digitais.