O conceito de subcultura é utilizado para fazer referência a um grupo de pessoas, geralmente minoritário, com um conjunto de características próprias (comportamentos e crenças), que representa uma subdivisão dentro de uma cultura dominante da sua comunidade.
Podemos dar como exemplo as subculturas regionalistas tradicionais do Brasil, como a nordestina ou a gaúcha. Elas estão inseridas na sociedade brasileira e em sua cultura, mas, ao mesmo tempo, possuem um sistema de significação e representação do mundo próprio e único.
A atividade profissional não pode ser classificada como subcultura. ... Alguns exemplos de subcultura são: góticos, punks, cosplayers, emo e etc.
A subcultura organizacional pode ser definida de fato como uma adequação da cultura dominante à situações particulares. Ela se desenvolve assim, como reflexo dos problemas, das situações e das experiências comuns vividas pelos membros de subgrupos, regionais ou de diferentes áreas da empresa (Robbins, 2005).
As Tribos Urbanas chamadas pelos sociólogos de “subculturas” ou “subsociedades” são grupos formados nas cidades, mais comumente nas metrópoles. No geral, esse fenômeno surge da necessidade dos jovens de se agruparem, pertencerem a um grupo e criarem uma identidade. ...
Cultura dominante é aquela que busca se sobrepor sobre outra determinada cultura. ... Geralmente uma cultura dominante possui uma população com maior poder para opressão, enquanto a cultura dominada é geralmente de população mais frágil e enfraquecida. Abraço!
A diversidade cultural predominante no Brasil é consequência também da grande extensão territorial e das características geradas em cada região do país. ... Entretanto, foi dos portugueses que recebemos a herança cultural fundamental, onde a história da imigração portuguesa no Brasil confunde-se com nossa própria história.
O ensino deve usar a diversidade cultural como forma de melhorar os conhecimentos dos estudantes, estimular a sua autoestima e respeito ao outro e não para segregar. ... Além disso, é uma maneira de contribuir para a cultura da paz e do respeito, o que é muito importante para a vida em sociedade.