O Ágar Sangue de Carneiro é um meio de cultivo para a grande maioria das bactérias gram positivas e gram negativas, como fungos (bolores e leveduras), a partir de uma base rica e suplementada que oferece ótimas condições para o desenvolvimento de microorganismos.
O meio de cultura ágar sangue é comumente usado em laboratórios de análises clínicas, como a produção primária para a separação de Streptococcus spp e Staphylococcus spp. O sangue humano pode ser utilizado quando há a necessidade de separar o bacilo da tuberculose em saliva.
quarta-feira, 1 de maio de 2013
Para cada litro de água -> 10g de ágar em pó -> Entre 1 a 2 colheres de sopa, se não for possivel pesar. O ágar sempre deve ser FERVIDO com alguma quantidade de líquido até adquirir uma aparente viscosidade (cerca de 3 minutos, pois toda a mistura deve atingir 90ºC), ao contrário da gelatina que é apenas hidratada.
Como consumir Ágar-Ágar O modo de preparo é muito fácil e, assim como em sua forma gelatinosa, pode ser feito em casa. Basta pegar suco de qualquer sabor, colocar o ágar-ágar, levar ao fogo por cerca de 2 minutos e levar a geladeira.
Ágar em cápsulas Gabriela explica que a indicação, geralmente, é consumir a cápsula 30 minutos antes das principais refeições, com um copo de água. Assim, a ideia é que ele auxilie no controle da saciedade (e, consequentemente, no emagrecimento).
O ágar pode ser usado como um laxante, um inibidor de apetite, um substituto vegetariano para a gelatina, um espessante para sopas, em conservas de frutas, sorvetes e outras sobremesas, como agente clarificador na fabricação de cerveja e para o dimensionamento de papel e tecidos.
Como tomar Agar-agar Pode-se tomar 2 cápsulas, 2 vezes ao dia, antes das principais refeições, como almoço e jantar, com um copo de água. Além disso, também existe agar-agar em pó e em gelatina e os seus benefícios são semelhantes às cápsulas.
Como você viu, o ágar-ágar é um excelente superalimento para incluir em suas refeições. Ele possui grande composição de fibras e minerais marinhos, sendo capaz de auxiliar na saúde e no bem-estar. Ainda, contribui para a regulação do intestino, eliminação de toxinas e redução da absorção de gorduras.
Agar – Agar é um aditivo usado como um gelificante. Sim, mas…que raios é um gelificante? Gelificante é uma substância que dão textura aos gêneros alimentícios e produtos de confeitaria fazem parte desse grupo. Os gelificantes mais conhecidos são a gelatina, pectina e a carragena.
O Ágar-Ágar (gelidium cartilagenium) é uma alga em pó muito utilizada na culinária vegetariana como alternativa à gelatina animal para preparações diversas. É bastante indicado para pessoas que estão em dieta de emagrecimento, uma vez em que o produto causa sensação de saciedade.
A gelatina convencional é feita a partir da fervura de ossos, tendões, pele e restos de animais que são mortos nos abatedouros. O mais comum é que sejam restos de bois e de porcos. Já a ágar, é obtida com a fervura de algas marinhas.
colágeno