O ser humano têm um ciclo de vida: nascem, crescem, tornam-se adultos, envelhecem. A vida do ser humano está em movimento o tempo todo e todas as situações que você já passou, passa ou passará, sejam elas boas ou ruins, fazem ou vão fazer parte da sua história de vida.
O ciclo vital do ponto de vista biológico, é um período que inclui todas as espécies diferentes que, através da reprodução, seja por reprodução assexual ou sexual, gerando organismos idênticos a partir de outros, assegurando assim a continuidade da espécie.
Os seres vivos crescem e se desenvolvem através do processo de divisão celular. O desenvolvimento ocorre desde o embrião até a fase adulta através de inúmeras reações químicas. Por sua vez, a multiplicação ocorre através da reprodução sexual ou assexuada entre indivíduos da mesma espécie para gerar descendentes.
Reagir a estímulos significa se MOVIMENTAR, se DESLOCAR, seguir um MOVIMENTO ORIENTADO por algo (as plantas fazem isso muito bem), tudo isto é uma RESPOSTA para quando há alguma MUDANÇA no meio.
Significado de Estímulo substantivo masculino Aquilo que incentiva alguém a fazer alguma coisa; incentivo, impulso: o estímulo da recompensa.
Percebemo os estímulos ambientais através dos órgãos dos sentidos, reagimos através da ação muscular.
Irritabilidade é o nome dado à capacidade que todos os organismos possuem de responder a estímulos. É comum dizer que todos os organismos são formados por células, estruturas conhecidas como a unidade funcional e estrutural dos seres vivos.
Resposta: Percebemos sensações como calor e dor. O corpúsculo capta e transmite estímulos mecânicos, na forma de pulsos elétricos para o sistema nervoso central. O sistema nervoso central processa informações, traduzindo-as em sensações e gerando respostas.
As terminações nervosas existentes na pele são especializadas em sensações, tais como táteis, calor, pressão e dor. ... As sensações táteis são as que detectam o toque, a pressão e a vibração. São conhecidos cerca de seis tipos diferentes de receptores táteis.
Na pele existem diversos tipos de receptores de estímulos táteis. São esses receptores que recebem e transmitem ao cérebro a sensação de toque. Alguns desses receptores são terminações nervosas livres, que reagem a estímulos mecânicos, químicos e térmicos, sobretudo os dolorosos.
O tato é o sentido responsável pela percepção do toque, estando relacionado, portanto, com a forma como sentimos o mundo em nossa volta. Diferentemente dos outros sentidos, ele não ocorre em uma região específica, sendo possível a percepção tátil por todo nosso corpo.
Na região superior do cérebro temos os lobos parietais, constituídos por duas subdivisões, a anterior e a posterior. A primeira, também chamada de córtex somatossensorial, tem a função de possibilitar a percepção de sensações como o tato, a dor e o calor.