Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).
As rochas podem ser classificadas de acordo com sua composição química, sua forma estrutural, ou sua textura, sendo mais comum classificá-las de acordo com os processos de sua formação. Pelas suas origens ou maneiras como foram formadas, as rochas são classificadas como ígneas, sedimentares, e rochas metamórficas.
Resposta: As Rochas Ígneas ou Magmáticas são aqueles tipos de formações rochosas que se originam no interior da Terra, onde é muito quente, o que faz com que, inicialmente, elas permaneçam sob a forma de magma. Explicação: ... Esse magma pastoso vai se transformar em rocha através do processo de solidificação.
As rochas magmáticas são também denominadas como rochas ígneas. A origem no nome “ígnea” deriva do latim ignis, que significa fogo. A partir do próprio nome (magmática) torna-se possível imaginar a forma pela qual esse tipo de rocha é formada, que é pela solidificação do magma.
As rochas sedimentares formam-se por três processos principais: pela deposição das partículas originadas pelo intemperismo de outras rochas - rochas sedimentares clásticas ou detríticas; pela precipitação de substâncias em solução - rochas sedimentares quimiogénicas; e.
A forma e os tipos de minerais que compõem as rochas interferem diretamente em sua estrutura (aspectos gerais externos) e em sua textura (aspectos referentes à composição detalhada). Em linhas gerais, as rochas são divididas em três tipos principais: ígneas (ou magmáticas), metamórficas e sedimentares.